Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

de fato
O jornal de Brumadinho
---------------------------------------------------------------------------
ABRA – SOCIEDADE ALTERNATIVA BRUMADINENSE DE IMPRENSA
R. Afrânio Castanheira Friche, 314 – Lourdes – 35460-000 – Brumadinho – MG

CNPJ 03.737.100/0001-93 - Inscrição Municipal 068 / 2003
e-mail: defatojornal@yahoo.com.br

www.jornaldefato.blogspot.com



Quando foi fundado?

O jornal de fato pertence à ABRA- Sociedade Alternativa Brumadinense de Imprensa –, entidade sem fins lucrativos, e teve sua primeira circulação em setembro de 1998, quando circulou a edição Nº 0. Contada a edição especial de janeiro de 1999 até fevereiro de 2009, são 98 edições, estando no seu 11º ano de circulação.

Por que foi criado?

O de fato foi criado porque o grupo responsável pelo jornal avaliou que seria interessante ter em nossa cidade um jornal que fosse progressista, plural, democrático, apartidário e que ajudasse, efetivamente, a população a ficar informada do que acontece na cidade. Informada do que fazem os políticos, do que fazem as associações, dos principais acontecimentos nacionais que não estivessem sendo veiculados pela grande imprensa, das pessoas boas que vivem na cidade etc.
Foi avaliado que seria importante a cidade ter um jornal: que as pessoas pudessem ler e tirar alguma coisa interessante para sua vida; que fosse um jornal que se preocupasse com a beleza espiritual das pessoas e não com a beleza física (por isso foi criada a seção “Perfil”, que entrevista – e não cobra nada por isso - sempre alguém que tenha algo a dizer, que possa ser exemplo, que possa ajudar o leitor a ser melhor. Nesta seção já foram publicados os perfis do Lútio do Super Luna, de Camilo Léllis – Casa de Acolhimento -, Sr. João Fonseca – Movimento dos Sem Casa -, Marieta – Centro de Líderes -, Paulo Viotti – artista plástico –; Hugo Andrade – vereador – Mara Karam - técnica de trânsito- Antônio Fernandes – um dos mais antigos brumadinense -, Antônio Xavier, ator e coordenador do GEMA, e inúmeros outros).
Avaliou-se que deveria ser um jornal que fizesse rir sem ser machista, sem ser preconceituoso, sem ser discriminador. Por isso o de fato tem a seção “Só Rindo”, que publica piadas e coisas engraçadas mas que nunca publicou piada que discrimine os negros, ou as mulheres, ou os homossexuais, ou os aidéticos, ou os judeus, ou os turcos, ou as loiras ou qualquer outra categoria.
Que fosse um jornal que gastasse suas páginas com coisas interessantes. Por isso não há seção policial com “boletim de ocorrência” etc mas há espaço para a Polícia Militar como pode ser visto na história do jornal.
Que fosse um jornal que se preocupasse com a defesa da cidade, com seus aspectos belos, sua cultura. Por isso o jornal dá grande importância aos artistas locais, já promoveu três concursos de poesias, o que nenhum outro jornal já fez na cidade. Já promoveu, também, três concursos de fotografias sobre a cidade. Há a seção cultural, geralmente na página 03-; fala-se de aspectos desconhecidos da cidade – seção “Conheça Brumadinho” e tenta-se resgatar nossos valores – como na coluna “Ainda existe...”).
Que fosse um jornal aberto a opiniões. Por isso foram publicados artigos do jornalista Valdir de Castro Oliveira, do engenheiro e professor Haroldo Vinagre Brasil, de Frei Betto, do historiador André Ricardo, de Pe. Jair, de Margarida Mello e muitos outros.
Que fosse um jornal que não se fizesse de surdo e de mudo. Por isso, o jornal publica documentos que dizem respeito à corrupção, dá notícias sobre processos na Justiça, publica dados sobre auditorias etc.
Por ser democrático e por querer ajudar a população, o jornal tem também as colunas como a “Cartas”, “Balcão de Negócios” – onde se pode publicar anúncios grátis sobre emprego, troca, compra e venda – Utilidade Pública.

O jornal alcançou seus objetivos?

O de fato está aberto a receber contribuições em notícias de diversas entidades e grupos como a Casa de Acolhimento Luz da Eternidade, o Lixo e Cidadania, os sindicatos, a AUTCOB,, a Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura, a Câmara Municipal. Recebe artigos de opinião, poesias etc. Acreditamos que a cidade está mais aberta, menos preconceituosa, preocupada com questões importantes como o meio ambiente, está com vários conselhos funcionando, associações de moradores trabalhando, trabalhadores lutando por seus direitos, população mais bem informada. Tudo isso faz crer que o jornal está alcançando seus objetivos que é, repetimos, contribuir para que Brumadinho seja uma cidade melhor para todos.

3 comentários:

  1. gostaria que fosse denunciado a funcionaria ana paula lima, que no ultimo fim de semana agrediu fisicamente uma funcionaria do hospital quebrando seu braço, a funcionaria rosangela se negou a fazer uma radiografia em seu irmao que estava bebado, a funcionaria se negou pois a fazer o exame pois o proprio medico disse que o caso de seu irmao nao era nada demais. o prontuario de seu irmao desaparece de dentro do hospital, agora resta saber quem pegou este documento publico de propriedade do hospital....
    desde ja agradeço, se o jornal colaborar para que a justiça seja feita....

    ResponderExcluir
  2. Caros Senhores,

    Como uma das razoes deste jornal é falar sobre os políticos, gostaria que publicassem nota sobre o Digníssimo Vice Prefeito eleito, ao qual desocupou um apartamento de luxo, localizado na Pampulha, devendo mais de R$10.000,00 em aluguel e condomínios, além de não deixar o imóvel nas condições encontradas tento até mesmo arrebentado a porta de um quartinho de despejo, simplesmente por não ter encontrado a chave.

    Isto é apenas uma amostra do grau de honestidade de Breno Carone.

    ResponderExcluir
  3. Seria possível abranger o assunto de mau atendimetno em auto escola ?
    Constragimento é uma coisa séria,e foi pelo que passei !
    Auto escola trânsito livre,mau atendimento,funcionários arrogantes !
    Exemplo o senhor Evaldo !
    De forma rude,constrange à todas suas alunas nas aulas de rua !
    Se não tem paciência,não seja 'professor' !
    Não sabe tratar uma mulher com educação,parece que ele ainda está no tempo das cavernas !
    Mulheres também tem todo direito de aprender à dirigir,ele está alí para ensinar !
    Coisa que não faz seu feitio !
    ESTAMOS PAGANDO PELAS AULAS SR. EVALDO,QUE PAPELÃO!!

    Não possuo nenhum tipo de conta google,mas mesmo assim não ficarei no anonimato .

    Desde já agradeço !
    Débora Lorrayne Da Costa,residente de Brumadinho-MG

    ResponderExcluir