Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 11 de abril de 2009

Edição nº 98 – Março/2009
São Bento pede socorro

O bairro São Bento II (final do bairro São Bento com Silva Prado) continua pedindo socorro ao Poder Público. Moradores continuam enfrentando grandes problemas. Um deles é a falta de pavimentação. Recentemente a prefeitura patrolou as ruas. Os buracos sumiram, mas foi só chover novamente para que os buracos aparecessem e o bairro ficasse intransitável. Um das moradoras, dona Lourdes conta que sua mãe, idosa, precisava receber a vista do médico mas o médico não foi porque não tinha como chegar até sua casa.

A COPASA e a rede de esgoto e de água

O bairro não tem rede de esgoto e tem rede de água em apenas uma parte. Nos últimos dias a COPASA esteve trabalhando no local, construindo rede de esgoto. A empresa estaria no bairro há uns cinco meses, segundo um dos moradores. A rede teria sido feita em parte da rua Nilson Santana Machado e na rua “I” mas, segundo o morador Darci do Carmo, as manilhas devem estar entupidas, já que a rede não foi terminada e já estava entrando muita terra desde a parte mais alta do bairro. Já Romilda, moradora do final da rua Maria de Lourdes Pereira, reclama que não tem água. A moradora relata que tem que usar água de uma vizinha, e que a COPASA diz que é com a Prefeitura e a Prefeitura diz que quem deve resolver seu problema é a COPASA.

Sobra mato e falta coleta de lixo

Darci do Carmo elenca os problemas do bairro. Um deles é a grande quantidade de cobras. Se os cascavéis estão sobrando, falta coleta do lixo. Segundo Darci, tem gente que acaba jogando o lixo em lotes vagos, o que provoca aparição de mosquitos e pode causar doenças. Ele conta quedo outro lado, na parte chamada de Silva Prado II, há uma família que tem crianças, mas lá também não tem nem água e nem luz elétrica. Darci fala ainda da mina abaixo da rua Nilson Santana Machado, que estaria sendo assoreada. E nos mostra o mapa com uma rua “I” que deveria sair do outro lado mas não saiu.

Outros lados: COPASA e Prefeitura

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura e com a COPASA. Segundo Aloísio Eustáquio de Souza Fernandes, o Zinho, responsável pela COPASA em Brumadinho, as obras no São Bento pararam por causa das chuvas e a responsabilidade não seria diretamente da COPASA mas da empreiteira da COPASA que estava fazendo a rede. Segundo ele, falta pouco para fazer toda a rede do bairro. Questionado por nossa reportagem sobre a falta de água no final da rua Maria de Lourdes Pereira, Zinho disse que “a rede não foi feita porque não tem acesso ao local” e que isso é responsabilidade da Prefeitura.
Sobre a coleta de lixo, a Prefeitura informou que ela deveria estar acontecendo normalmente. Haroldo Amorim, engenheiro da Prefeitura, explicou que a coleta de lixo é terceirizada, ou seja, feita por uma empresa contratada pela Prefeitura. E assumiu o compromisso de acionar a empresa para que ela cumpra sua obrigação e faça a coleta.
Leia a íntegra na pág. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário