Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de julho de 2009

Edição nº 100 – Maio/2009
Aplaudida de pé

Aconteceu de novo! A Banda São Sebastião encantou o público que esteve presente no seu Concerto de 80 anos. Foi aplaudida de pé, numa demonstração de carinho e respeito dos brumadinenses. E mais: porque as pessoas sabiam que estavam ouvindo ali uma apresentação de qualidade, de uma banda que procura, a cada dia, melhorar seu trabalho. De cara, o apresentador anunciou que “agora é banda show”. E deu-se início à apresentação, passando por Chiquinha Gonzaga, Frank Sinatra, dentre outros. Enquanto isso, na plateia, Zé Carlos, o Tão, ex-membro da Corporação e apaixonado pela Banda, ia ao delírio, dando gritos de viva!
A banda mostrou também a qualidade de solistas de clarinete, como os garotos Gabriel Alberto e Adalberto. E não faltou inovação, como a presença de um berrante durante a apresentação da música “Viagem Brasileira” e a coreografia dos músicos dançando no palco. O Maestro Anderson Cordeiro, por exemplo, levou a galera à loucura quando começo dançar.

Ivanil: 37 anos de Banda São Sebastião

Ivanil de Queiroz, 53 anos, disse que estar ali, sendo aplaudido pelo público, era “motivo de orgulho”. Para ele, orgulho também, era estar na banda há 37 anos. “Me sinto o patrimônio, o vovô e é bom estar ajudando a meninada nova da Banda”, disse Ivanil à nossa reportagem.
Já Expedido de Rezende disse que a apresentação foi ótima. Segundo ele, que tem um filho que faz parte da banda, ela está cada vez melhor. “E ainda tem o Anderson que não é apenas um maestro, mas está sendo um Senhor Maestro”, disse ele. “O Anderson tem formado uma turma que tem empolgação e está e levando adiante, com firmeza, esta banda”, concluiu Expedido, agradecendo a quem apoiou o evento.
E foi assim, com esta “solidez, respeito e dedicação a um trabalho” que a Banda São Sebastião comemorou seus 80 anos. O de fato parabeniza a todos os músicos, em especial o Maestro Anderson e a Presidenta Renata pelos 80 anos. E fica torcendo para em 2010 o Concerto de 81 anos seja mais belo ainda. Leia abaixo a entrevista concedida pelos músicos ao de fato.

de fato: O que significa chegar aos 80anos?
Banda São Sebastião: Chegar aos 80 anos é sinal de solidez, respeito e dedicação a um trabalho. Trabalho esse, iniciado por outras pessoas que tinham um sonho de trazer a música para a vila e alegrar as pessoas. Por isso, a cada ano, aumenta-se a responsabilidade em desenvolver bem as atividades da banda, dando continuidade a toda esta história.

São 45 membros?
Sim. Hoje a banda conta com 45 integrantes entre novatos e veteranos.

Quais as idades dos membros de modo geral? Qual o mais novo e o de mais idade?
A média é de 17 anos. Os músicos da banda hoje são muito jovens se considerarmos o corpo musical de 15 anos atrás. O mais novo é o Dudu (Marcus Eduardus) que tem apenas 10 anos e o mais idoso é o Ivanil, com 52 anos.

Quantos são homens e quantos são mulheres?
Apesar de bem diversificado hoje em dia em relação ao passado, ainda são maioria os homens, totalizando 27, e as mulheres 18.

Quais são os 3 integrantes mais antigos, pela ordem (mais antigo, 2º, 3º)?
Os mais antigos são O Ivanil de Queiroz, seguido pelo Deusdedith do Nascimento (conhecido como Água Gelada) e o Paulo Sales.

Quantos projetos estão sendo tocados no momento?
No momento temos 2 projetos prontos. Um deles foi aprovado pela lei de incentivo à cultura da Secretaria Estadual e está em fase de captação de recursos, o outro é projeto antigo que dá sustentação à transformação da Banda em sinfônica. No ano passado fomos aprovados em projeto da Funarte e temos algumas idéias de projeto em âmbito Municipal.

Foi falado no Concerto sobre a “vaquinha” para realizá-lo. Como está a questão financeira? Inhotim está ajudando financeiramente? E a prefeitura, repassou subvenção?
Realmente tentamos buscar inúmeras parcerias para a realização do Concerto, porém conseguimos apenas com o Inhotim que nos ajudou bastante com camisas, folhetos, filmagens, etc, e a prefeitura que cedeu o local e a aparelhagem de som e iluminação. Como gostaríamos de fazer uma divulgação maior este ano por causa dos 80 anos, resolvemos nós mesmos contribuir com a Banda para que a apresentação fosse 10. Quanto à subvenção, ainda não tenho informações. *

Por que “Banda Show”? Já não era um “show”?
A banda este ano tentou mais uma vez inovar, e, baseado no que fizemos, deveríamos criar um novo conceito, pois nenhuma banda civil de Minas Gerais toca fazendo coreografias estilo bandas norte-americanas, por isso resolvemos nos auto-denominar Banda-Show.

A gente sente a ausência de algumas pessoas que estavam nos anos anteriores. O que acontece?
A Banda, como todas as outras sofre de fluxo contínuo, ou seja, pessoas entram e saem a todo o tempo, o que provoca constantes altos e baixos, pois logo que um músico começa a se desenvolver bem no instrumento, precisa sair da banda. É o que acontece sempre, pois a maioria entra para a Banda bem jovem, e à medida que vai crescendo, surgem os trabalhos, as faculdades, os namorados ou namoradas, mudam-se de cidade ou simplesmente se cansam de tocar em uma banda sem fins lucrativos como é o nosso caso. O bom é que sempre tem também alunos novos para suprir as vagas deixadas.

*Nota da redação: De acordo com o Orçamento Municipal de 2009, a Prefeitura tem que repassar para a Banda São Sebastião, assim como para as demais bandas, a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). A rubrica do orçamento, no caso da Banda São Sebastião, é a de nº 13.392.0017.2068, que está na pág. 534 do Orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário