Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Edição 102 – Julho/2009
CEP - Voluntários Vale realiza seminário sobre Responsabilidade Social

Cerca de 200 pessoas, entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresários, comerciantes, parceiros, voluntários, associações e entidades do Terceiro Setor participaram do I Seminário de Responsabilidade Social promovido pelo CEP - Voluntários Vale (Centro de Ensino Profissionalizante) e pela Rede Que Vale, no último dia 11 de julho, na Câmara Municipal de Brumadinho.
O coordenador do CEP-Voluntários Vale Ivanir Ribeiro, destacou o fato de o seminário ter sido o primeiro que tratou deste tema na cidade e disse que a aceitação foi muito boa. “Buscamos envolver as entidades e líderes comunitários que são quem conhecem de perto as demandas das comunidades, além de tornar conhecidas nossas ações”, disse. O Centro foi criado em fevereiro do ano passado e já formou mais de 400 alunos em 13 cursos de qualificação profissional e 13 oficinas de aprendizagem social.
Para Ivanir Ribeiro, o empresariado precisa acordar para a questão social. Segundo ele, muitos ainda pensam que investir no social é distribuir cestas básicas ao invés de estimular projetos e fazer parcerias que estimulem o cidadão a buscar sua própria autonomia.

Homenagens

Além dos vários painéis e oficinas, o evento homenageou os voluntários, parceiros e patrocinadores do CEP-Voluntários Vale. Entre eles, o empresário Leônidas Maciel, da Adorar Alimentos. O empresário afirma que o benefício maior é a satisfação de estar contribuindo para melhoria da sociedade de alguma forma e dando oportunidade às pessoas de se profissionalizarem para que elas busquem a dignidade através do trabalho. Outras empresas parceiras homenageadas foram a Motocar, de Ângelo e Luiz Giovanini; a Academia Cor e Esporte, de Júnia Vianna; Brandão Embalagens, de Antonio Brandão; e o SEPRO, representado por Rosimary Couto e Coura.
Na ocasião, mais de 80 alunos receberam o diploma de conclusão de alguns cursos como o de tapeçaria e de estética (manicure, pedicure, corte de cabelo e limpeza de pele). Dona Efigênia de Paula Murta, de 74 anos, se formou em tapeçaria e disse que além de aprender um ofício, o importante foi a convivência com as pessoas e as horas de lazer. Já Wesley Gonçalves de Souza, de 14 anos, disse que os tapetes de arraiolo que aprendeu a confeccionar podem ser uma fonte de renda para ele e sua família.
A professora de Manicure, Andréa Murta de Paula, disse que o curso mudou muito a vida das alunas. “Elas resgataram a autoestima e já começaram a ganhar dinheiro, se tornando independentes. Das 24 alunas, 14 já estão trabalhando e vão fazer agora o curso de cabeleireira”, adiantou.
As informações são de Manoela Pastor, da Assessoria de Comunicação CEP-Voluntarios Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário