Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 13 de setembro de 2009

Edição 105 – agosto/2009
Festival de Corais 2009 acontece em setembro

O Festival Internacional de Corais – FIC - 2009 acontece de 18 a 27 setembro, em vários pontos turísticos de Belo Horizonte e em mais 11 cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado, dentre elas Brumadinho. Ao todo, serão 70 locais de apresentação, reunindo cerca de 5000 participantes, homenageando o legado de Heitor Villa-Lobos. Em Brumadinho, as apresentações serão realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, em dois locais.
A Igreja Imaculada Conceição, localizada em Conceição do Itaguá, abre as portas ao FIC no dia 19 de setembro, às 20h; no dia seguinte, 20 de setembro, é a vez de o Instituto Inhotim receber atrações, às 10h. Todas as apresentações têm entrada gratuita.
O Festival de Corais pode ser considerado o maior do gênero na América Latina. Um de seus objetivos é proporcionar a difusão, integração, incentivo, desenvolvimento e fortalecimento de laços entre corais regionais, nacionais e internacionais.
A 7a edição do Festival de Corais é uma realização da Universidade Fumec, com apoio do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, Rádio Inconfidência, Rádio Transamérica, Rádio MEC, Rádio CeasaMinas, Conservatório UFMG, Fundação Municipal de Cultura e Parques e Jardins, Museu da Inconfidência, Instituto Inhotim, Museu Villa-Lobos, Mercado Central, Feira Tom Jobim, Jornal de Opinião, TV Horizonte, Arquidiocese de BH, Ministério da Agricultura, Funarte, dentre outras instituições. Tem ainda o apoio das prefeituras de Barão de Cocais, Contagem, Itabira, Itabirito, Lagoa Santa, Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia. O patrocínio é da Cemig, CeasaMinas, Copasa e Belotur. Todas as apresentações do FIC 2009 têm entrada gratuita.

Igreja Imaculada Conceição

A igreja fica no distrito Conceição de Itaguá, situado a aproximadamente cinco quilômetros do centro de Brumadinho. Considerado um dos mais antigos povoados de Minas Gerais, ainda hoje conserva uma grande cultura religiosa, sendo sua maior manifestação a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre no dia 08 de dezembro. Sua população está em torno de 2.100 habitantes. Segundo relatos de antigos moradores, o povoado abrigava até a década de 30 uma igreja do período setecentista, que foi inteiramente destruída devido a ruinosa prática de se construírem prédios novos em lugar dos antigos. Hoje, no mesmo local, está erigida a Igreja Imaculada Conceição, dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do distrito.
As informações são de Luciana D’Anunciação, da CL Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário