Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 13 de setembro de 2009

Edição 105 – agosto/2009
O Congado está vivo!


Em matéria sobre o Inhotim, edição de 26 de agosto, o jornal Folha de São Paulo insinuava que o Museu teria matado o nosso congado. Sobre a localidade, a Folha dizia que “desde que as obras de arte tomaram conta do terreno, expulsaram os bailes de congado da antiga fazenda Inhotim"
Errou a Folha de São Paulo: se existia guarda de Congado em Inhotim, o máximo que aconteceu foi ela se mudar de localidade. O congado/moçambique continua firme em Brumadinho. Prova disso foi mais uma festa de Nossa Senhora do Rosário, mais uma vez realizada pela comunidade do bairro Santa Efigênia, nos dias 29 e 30 de agosto último. Dona Iracema Silva, 74 anos, moradora do Santa Efigênia, teve sua foto estampada na Folha de São Paulo para o Brasil inteiro. Se ela se referia a Inhotim dizendo: “A gente não gosta disso de arte contemporânea, não", estava firme no Congado, ajudando a manter a tradição.

Muito vivo

“Hoje estou muito feliz porque meu filho recebeu a coroa”, disse à reportagem do de fato Irene da Luz Fonseca, se referindo ao seu filho, Arthur, rei da festa deste ano, e saxofonista da Banda São Sebastião. Quando nossa reportagem perguntou a ela se ela achava que o Congado estava morrendo, Irene disse que esse tipo de manifestação cultural “precisa de vitamina”, de ser ajudado. E acrescentou: “O Santa Efigênia, a família do Sr. José Maria (se referindo ao falecido José Maria Bibiano, o maior nome da cultura popular do bairro) está de parabéns, não deixa a festa morrer.
Já Pablo Eduardo Alves e Silva, de 8 anos, da guarda de Sapé e Marinhos, disse que o congado é muito importante e bom. “Porque a gente dança, bate caixa, canta”, completou Renato Henrique, de 9 anos, e da mesma guarda. Além deles, muitas outras crianças podiam ser vistas dançando, cantando e batendo caixa nas diversas guardas, com certeza, a forma de manter a tradição desta festa popular tão bonita.
Geraldo Alan Junior, Presidente da Guarda Nossa Senhora do Rosário, de Piedade do Paraopeba, cujo capitão regente é Mário Lúcio Coimbra, o Marinho, disse que a festa estava ótima e que está muito viva. Também disse que Brumadinho está de parabéns mas que as guardas precisam de ajuda. “A gente mesmo que banca tudo”, reclamou ele.
A festa reuniu ainda outras guardas de Brumadinho, como a de Aranha, de Córrego Ferreira; e de outras cidades, como de João Pinheiro e até de Altuária, um cidade perto de Caratinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário