Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 13 de setembro de 2009






Edição 105 – agosto/2009
Opinião
Respeitar, Viver e Aprender
Margarida Mello

Proibido Sonhar?!
A coluna de hoje é um elo entre o que se faz, pratica-se e as conseqüências que se causa ou que nossos atos e ações causam a alguém ou à sociedade.
Porque tocamos em um assunto tão complexo, tão simples, tão frágil, tão especial ao mesmo tempo e tão cotidiano? Primeiro, porque é um pedido das pessoas, direito de cidadania. Daí vem não errarmos por omissão. Porque as perguntas movem o mundo, fazem-nos crescer, geram progresso e descobertas novas, e nos levam às respostas. Simplesmente porque não somos donos do mundo nem das vontades dos outros e nem dos sonhos. Somos diferentes e precisamos aceitar as diferenças, conviver com as liberdades (direito amparado pela Constituição e pelos Direitos Universais Humanos), entre elas a de expressão; bem como precisamos aceitar as opiniões diferentes, que muitos rotulam de crítica com sentido de mão dupla, tão somente por não aceitá-las ou por delas divergirem. Ou então por ser a manifestação de uma melhor forma de se fazer às coisas.
Do outro lado da moeda está ainda cravada a imagem que os outros fazem de nós e na maioria sem a maquiagem que muitos apresentam e utilizam para conseguir empanar, assimilar ou não transparecer o verdadeiro sentido de tudo. Esta visão do outro incomoda, Xuxa (não a loura) os pontos fracos tão bem escondidos, tão bem dissimulados por uma ação, comportamento, atos, com um verniz aplicado como acabamento de uma porta rústica, às vezes grosseira, imperfeita, feia e ao desgaste ou abri-la escancara a verdade, o escondido torna-se o descoberto. O tempo não para e se encarrega de fazê-lo.
Daí a necessidade de quando se Administra o Público ter entranhado como essencial no comportamento do poder, realmente o público ou tão somente o coletivo, para que se possa não estranhar esta visão dos outros. Não ter a constatação de que foi apanhado, pego de surpresa, cassado e ainda continuar intolerante e cheio de si, destemperar-se ou querer desandar a maionese é atitude que não se espera. Lembramo-nos do pensamento de Antônio Carlos G. da Costa, que diz que “na vida diária e no trabalho é fundamental saber calcular, resolver problemas e tomar decisões fundamentadas em todos os domínios da Existência Humana”; ou ainda o de Roberto Shinyahike: “Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio. Quem não quer fazer nada encontra uma desculpa”, é bom lembrar aos que não souberam, não quiseram trilhar ao longo do mandato a estrada principal, onde as necessidades do povo se encontravam e delas saíram tiveram como paga a saída pela porta dos fundos... ainda que tarde.
Fato consumado! Não se cassa “governante” por estar certo. Botar pressão onde não foi convidado a estar como participante da conversa entre amigas, e achar que a opinião delas merecia não ser expressa, falada; achar que sua tirania iria conduzi-lo a uma vitória com ataque histérico ao jornal, aos artigos e ao governo atual não deu certo. Comigo não resolveu e não resolve. Aprendi com minha mãe que a hora das refeições é sagrada. Aprendi também com ela que: o feio fica com quem o pratica, o faz. O sr. e eu não caminhamos o mesmo caminho! Não sonhamos os mesmos sonhos! E não resolverá! Já o conheço, nossos valores são diferentes. As minhas análises são técnicas e fundamentadas, a realidade comprova. Ela (amiga), pessoa simples, mas livre, o “peitou e não levou desaforo para casa” (15/08). Em contraponto, feliz, pelos agradecimentos e cumprimentos das pessoas. Porque “Já é tempo de se Fazer! E o Povo Ver!”. E hoje, 19/08, por ter recebido de quem ama Brumadinho e respeita nossa gente, como eu, dois vídeos da Itália, com trilha sonora na voz de Luciano Pavarotti (Torna a Surriento), parabenizando ao jornal e a mim pelos artigos, em especial do Sonho ou Passando a Limpo, e recebendo um terceiro, uma mensagem de estímulo com paisagens lindas com a calma dos entardeceres, de muitos sonham o meu sonho, estou feliz.
É proibido sonhar.!? Está comprovado que não! As vaidades, prepotências pessoais, caminhos diferentes devem dar lugar à ética, à moralidade, à humildade e à justiça, à isenção, à verdade, transparência ou, resumindo: trocar o errado pelo certo, tão mais simples, eficaz, e que gera resultado duradouro e real; que prioriza a agregação de valores significativos para o município, para a sociedade, para a comunidade como um todo, não como canalizações segmentares ou ainda como desvios. Isso envergonha a nossa gente honrada e trabalhadora. Da visão crítica e estratégica das questões econômicas, sociais e políticas ter-se-á o povo em primeiro lugar. Essa é a única resposta, a única alternativa certa, cabível nessas múltiplas questões de domínio Público. A vida é dinâmica e por isso devemos sempre nos oportunizar bem o que é preciso buscar do que é preciso deixar. Todo dia é dia de aprendizado. Nunca é tarde para Respeitar, Viver e Aprender! HASTA LA PRÓXIMA!

A transparência de Milagres
Álvaro Batista Filho

Caros cidadãos e cidadãs brumadinenses, não poderia deixar de registrar um fato que todo ano vem acontecendo em minhas viagens ao interior do Nordeste. A mais ou menos 1.200 KM de Brumadinho, uma cidadezinha no interior do Estado da Bahia, conhecida como Milagres (o nome é bem sugestivo), localizada às margens da BR-116, com uma população de menos de 13.000 habitantes, sempre chama a minha atenção; não porque as praças não sejam bem cuidadas, as escolas, os postos de saúde e as ruas não sejam bem organizadas e limpas. Mas o que realmente me chama a atenção nessa cidade são dois outdoor que ficam fixados na entrada e saída da Cidade. Nesses meios de comunicação estão estabelecidas as RECEITAS e DESPESAS Bimestrais daquele Município. O cidadão de Milagres não precisa ficar em duvidas em relação aos gastos Públicos, uma vez que ali, naquele meio de comunicação está demonstrado em qual secretaria está sendo efetuado o maior desembolso (gasto), qual a proveniência da maior receita (União, Estado ou Município).
O Poder Executivo daquele Município está apenas cumprindo o que a Legislação brasileira exige. Que a todos os atos da Administração Púbica em geral seja dada Publicidade (Constituição Federal de 1988; Lei Complementar 101 – Lei de Responsabilidade Fiscal-; e a Lei 4.320, que trata da Administração Financeira Pública).
Quando imaginamos que em algumas cidades brasileiras há truculência em fornecer informações até aos órgãos públicos fiscalizadores, ficamos muito felizes em deparar com tamanho ato de grandeza. Não poderia deixar de parabenizar o Poder Executivo e ao Legislativo daquela cidade por tamanha TRANSPARÊNCIA. Que os chefes dos Poderes Executivo de todas as cidades brasileiras sigam esse bom exemplo, que não seja mais preciso o cidadão se dirigir a um órgão Público para pedir tais informações e, sim, que as informações sejam estampadas de forma visível e acessível para que toda a população tome o devido conhecimento.

Nota da redação: veja abaix fotos dos outdoors, prestando contas da receitas e dos gastos do município.

E por falar em cor!...
Inez Lage de Faria

Barack Obama é inspirado orador, tem ideias arejadas, ostenta bom currículo etc, mas o melhor que tem a oferecer, aos Estados Unidos e ao mundo, é mesmo sua pele escura. Um presidente com voz fina de mulher e baton nos lábios também seria bom, mas um de pele escura é muito mais espetacular, para efeito de chacoalhar os pressupostos e os gostos reinantes. Quando Obama estender a mão para outro chefe de estado, é a sua mão preta que estenderá, e não se trata do presidente de um país africano, mas o da maior potência do mundo.
Uma das atitudes racistas mais canalhas é a do branco que, numa disputa com o negro, aponta no próprio braço a cor da pele, para dizer como sua cor é superior a do outro.
Um jogador de futebol fez isso não faz muito tempo, numa partida no Rio Grande do Sul. Essa pessoa que se sente tão superior porque tem a mão branca terá de aprender a viver num mundo (desconcertante para ela) em que uma mão preta é que assina as ordens que farão a diferença entre a paz e a guerra, o progresso e a crise, ao redor do Planeta, além de ter ao seu alcance os botões nucleares. A cara preta de Obama é que aparecerá todo dia nos vídeos do mundo inteiro. O cabelo duro de Obama e os lábios grossos de Obama é que dominarão a cena. A figura negra de Michelle, a mulher de Obama, é que estará ao seu lado, nas recepções na Casa Branca e nas visitas a outros países.
Isso fará uma enorme diferença no mundo. Fará uma enorme diferença no Brasil
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário