Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 13 de setembro de 2009

Edição 105 – agosto/2009
Paulo Viotti lança o livro “Mineiridades e Mineirices”


Carinho. Admiração. Agradecimento (não necessariamente nessa ordem). Essas podem ser três palavras que traduzem bem o que o público – de Brumadinho e de outras cidades – sente pelo escritor, de verso, prosa e teatro, Vicente de Paula Viotti, o nosso Paulo Viotti. Sentem pelo pintor e trovador. Mas o que mais deve causar esses sentimentos nas pessoas não deve ser o talento artístico de Viotti: é o fato de ele ser um agitador cultural, alguém que pensa na arte não para si, mas para os outros, para engrandecer os outros, para levar os outros para o céu. Porque ele mesmo sabe que “artistas, todos, vão para o céu”. Deve ser por isso que ele mantém, com recursos próprios, uma casa de cultura, uma “casa de artistas”, o INCINE – Instituto de Cultura Internacional Esperanto.

A cerimônia

O livro “Mineiridades e Mineirices”, da editora EMIL, foi lançado no dia 4 de setembro, ata em que Viotti completava seus 83 anos. A cerimônia aconteceu na Câmara, com direito a Pai Nosso rezado em Esperanto (Patro Nia), música com Leci Strada (parceiro em letra de música e em capa de disco), café mineiro e, é claro, livros autografados para os amigos. “Superou as expectativas”, disse à nossa reportagem o autor, sorrindo de felicidade e lembrando a cerimônia. Lá estavam muitos amigos e muitos parceiros, pessoas que, com Viotti, aprenderam Esperanto, que aprenderam violão, desenho, pintura etc e tal. E que aprenderam a lutar para ter um bairro melhor também: sim, porque além de agitar a vida cultural de Brumadinho, Viotti também ajudou, assim como fez em Tejuco, a fundar a Associação de Moradores do Bairro São Conrado, ajudou o povo a se organizar e a lutar pela praça do bairro.

O livro

“Mineiridades e Mineirices” é um livro que tem poesias, fotos, desenhos da filha Paolinha, carta de Carlos Drummond de Andrade, entrevistas, defesa do Esperanto, mas é um livro, sobretudo, de “causos”, de “mineiridades ridículas”, “cômicas”, como diz o autor. Ali o leitor vai encontrar a explicação do que é ser mineiro, vai se lembrar de Larama, artista que passou por aqui ma virada do milênio; descobrir o que é uma “alma penada”, conhecer “Jacutinga”, cidade natal do poeta, e vai dar boas risadas. Vai ainda poder reler as poesias “Pretinho do morro”, “Menina da Roça”, “Dia de Chuva” e “Cantiga para Brumadinho”, vencedoras do II e III Concursos de Poesias do Jornal de fato.
Mais do que os parabéns, o jornal de fato faz coro aos inúmeros amigos que escreveram e assinaram o livro de presenças do lançamento de “Mineiridades e Mineirices”: obrigado, Paulo Viotti. Muito obrigado por tudo que faz por Brumadinho, por nos encantar com sua arte, com sua dedicação, com seu amor à cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário