Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 10 de outubro de 2009

Edição 106 – Setembro/2009
Conceição de Itaguá realiza IV Encontro de Bandas

“Este ano está melhor ainda. Todos os anos eu venho. Mas vejo que houve aperfeiçoamento, as bandas estão cada vez melhores”. Assim declarou Milton José Dias, o Tim, quando a reportagem do jornal de fato lhe perguntou o que estava achando do IV Encontro de Bandas de Conceição de Itaguá. Muito lindo, diríamos.
Já Roseane Sales, 18 anos, disse que ela participa todo ano. “Cultura é sempre bom”, disse à nossa reportagem. Roseane disse que o encontro estava muito bom e que, infelizmente, ela, que toca na banda local, não estava participando porque não tivera tempo para os ensaios.
O Encontro aconteceu no domingo, 27 de setembro, na Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade. Além das quatro bandas de Brumadinho (a Santa Efigênia, a São Sebastião, a Lira Suzanense e de Brumado, anfitriã), estiveram presentes bandas das cidades de Bonfim, São Brás do Suaçuí, Congonhas, Sarzedo e Entre Rios de Minas. Todas se apresentaram separadamente, mas o mais bonito foi a hora do “bandão”: reunidas, tocaram o Hino Nacional, sob a batuta do maestro Anderson Cordeiro, da São Sebastião Banda Show. Depois foi a vez do maestro da banda local, Joaquim Pinto, quando o “bandão” tocou “Capitão Caçula”, arrancando entusiasmados aplausos das centenas de pessoas que prestigiavam o evento.

Preservar a cultura

“É uma coisa que tem que continuar sempre, não só aqui mas em outros locais porque é importante preservar a cultura de bandas, de corais”, disse Ademar Pinto, o Bá, um dos mais antigos membros da banda de Conceição de Itaguá, enquanto uma das bandas fazia mais uma apresentação. Enquanto isso, dona Vicência Tavares da Cunha, 75 anos, que veio de Bonfim há um ano morar com a filha em Conceição de Itaguá, sentada em uma cadeira na Praça, ouvia atentamente. Conversando com nossa reportagem, disse, encantada: “O Encontro está ótimo! Melhor não pode ser. Eu adoro banda, qualquer uma delas!”
O IV Encontro de bandas de Conceição de Itaguá teve o apoio de várias entidades, de comerciantes locais e da Prefeitura Municipal.
À Banda Nossa Senhora da Conceição, que organizou o Encontro, nossos parabéns! E a todas as bandas que participaram, mesmo com todas as dificuldades que enfrentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário