Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 10 de outubro de 2009

Edição 106 – Setembro/2009
Editorial
Setembro, mês de efervescência cultural em Brumadinho

Esta edição está recheada de cultura, nacional e internacional. E isso é bom? È ótimo, mostra que em Brumadinho há efervescência cultural e que a cidade é referência para quem organiza eventos culturais na região metropolitana. Veio o Festival Internacional de Corais, no dia 19 e 20. Além de RJ, tivemos também gente da Colômbia, para citar duas atrações “de fora”. Nos dias 25 a 27, o Brumadinho Gourmet mostrou uma cara nova para o turismo em Brumadinho: comida da boa e muitas apresentações, novamente com atrações locais e de outras cidades, com capoeira, folia de reis, violão e voz, bandas de música etc. Enquanto acontecia o Brumadinho Gourmet, no dia 27, acontecia o IV Encontro de Bandas de Conceição de Itaguá, e novamente com atrações locais e ainda de várias outras cidades. No mesmo domingo, a cidade recebia outra atração de um outro festival internacional, o de dança, todos com entrada gratuita. Mas não paramos por aí.
Nos dias 29 e 30, foi a vez de Inhotim apresentar à imprensa e autoridades diversas as nove novas obras do Museu, um conjunto que amplia sua área de obras em aproximadamente um terço, com trabalhos nacionais, das Américas e da Ásia.
No entanto, nem tudo nesta edição é boa nova. Ainda sobre Inhotim, trazemos matéria publicada na imprensa nacional em que Bernardo Paz, idealizador do Museu, é apontado como suposto sonegador de impostos, devedor do Estado, suposto réu em ação penal, fraudador. O empresário é acusado de usar laranjas em seus negócios, operar com empresas fantasmas, ter dinheiro em paraísos fiscais. E trazemos, é claro, a defesa de Bernardo, através de sua Assessoria.
Obviamente, ninguém está aqui julgando ninguém. E nem poderia. Vivemos em um país em que a Constituição garante que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” e onde aceitamos que todo mundo é inocente, até que se prove o contrário. Aliás, torcemos para que sejam meras suposições, delírio da mídia nacional, porque, reconheçamos, Inhotim faz muito bem a Brumadinho. Embora possa não agradar a algum setor ou setores da sociedade brumadinense, achamos importante trazer essas informações aos nossos leitores. Como bem ensina o jornalista Valdir de Castro Oliveira, “quanto a falcatruas ou suposta promiscuidade do Inhotim com o Estado, é papel da mídia denunciar sim, mas espera-se que, ao fazer isso, não se torne um tribunal inquisitorial onde os juízos já estão formados antes dos conhecimentos dos fatos” (Tribuna – Jornal da Asmap - nº 46, p. 4). Trazer essas informações, acreditamos, ajuda a melhor esclarecer algumas coisas sobre Inhotim, seu papel na região e para a cultura em Brumadinho e no Brasil. Assim, contribui para esse esclarecimento as explicações dadas por Bernardo à imprensa.
Enquanto isso, a Coordenação do IV Concurso de Poesias do Jornal de fato prepara a Cerimônia de Premiação do Concurso. Então voltamos à questão inicial e ajudamos na efervescência cultural de Brumadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário