Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 10 de outubro de 2009


Edição 106 – Setembro/2009
Opinião
Hoje, trocando o passo, para momentos de fato!...
Hoje, gostaria de trazer às pessoas imagens diferentes, mas que possuem a mesma essência, a mesma marca, traços semelhantes. Irei citá-las a priori para que se possa ao final encadear com elos de respeito, admiração e verdade, fazendo em nosso pensamento a necessidade premente da multiplicação de seus valores: José do Amaral – Paulo Viotti- Padre Dante e:..?..
Quem possui boa memória há de se lembrar de um Prefeito magro, muito claro, sistemático, pouco falante no dia a dia, cheio de sabedoria e conhecedor profundo de Brumadinho. Austero quanto à correção dos atos e ações públicas, progressista, honrado e trabalhador como nossa gente. Homem sincero e preocupado com a realidade da sociedade. Sabedor de casos e histórias de vários segmentos da humanidade. Priorizador das necessidades populares e acima de tudo grande amigo. Com ele o certo era certo e o errado, errado, em cima do muro não ficava. Era eu estudante de quarta a oitava e recordo-me dele quando chegava à casa de meus pais, Eduardo e Yayá, no Canto do Rio, parava a camionete e descia sempre ajeitando os óculos no rosto ou limpando-os da poeira do minério, batia os pés no passeio e perguntava: Seu pai tá ai? Fala com ele que é o Zé Amaral. Lá permanecia por muito tempo conversando com meus pais e era sempre cuidadoso em manter o jeito simples das pessoas do campo, levando-lhes mimos colhidos na Fazenda da Bocaina. À família nosso sentimento de pesar e a certeza de que José Amaral fez parte integrante do grupo bom caráter e de pessoas especialíssimas.
Paulo Viotti, Poeta, altruísta, escritor, literato, pensador, pintor, compositor e realizador de coisas boas, de dar a quem busca a oportunidade de desenvolver suas habilidades em áreas diversificadas. Membro da Academia Mineira de Trovas. Homem gentil, correto com o exercício da cidadania. Educado, olhar limpo como de criança, trazendo a cor da esperança e a vivacidade dos inquietos. Sempre acolhedor e valorizador das qualidades mais intrínsecas do ser humano e preocupado com a cultura não de rótulo, mas de ação. Aniversariou dia quatro, brindando-nos com sua criação mais recente: Mineiridades e Mineirices. E no encontro impecável teve de tudo um pouco do seu mundo, a família, amigos, lançamento de livro, exposição de quadros, artesanato, poesias, falas, músicas e café bem mineiro com quitandas e doces que só Minas tem!
Padre Dante, acima de tudo um homem de fé, guiado por Nossa Senhora neste legado missionário e sendo Dela seu coração verdadeiro. Que não se cansa, não se abate, não se esmorece diante das diversidades da vida. Preocupado com as coisas de Deus na vida diária de sua criação, o homem, a mulher, os filhos, a família, as pessoas. Sua vida de edificador de igrejas é a maior verdade de tudo que se possa dizer desse italiano sincero, mais brasileiro e brumadinhense do que nunca. Pintor, escritor, poeta, pregador, cantor, compositor, confessor, desenhista, arquiteto, posso, sem medo de errar, dele dizer: conhecedor do mundo e do ser humano; Talentoso e Sábio. Tenho a honra de ter figurado em seu SIM! Faça-se em mim conforme dizes! Nº 71 março 2009 com o artigo Recortes. Quase um século, 98 anos neste 08 setembro também.
Neste quarto momento, dizer da importância de Brumadinho ter a imprensa de liberdade e qualidade de Circuito, Tribuna, Apa Sul e De Fato. Queremos nos manifestar com alegria e orgulho os 12 anos de vida do DE FATO, isto porque já é adulto na vida da informação e adolescente na procura do MAIS: informação, prestação de serviços, Cultura, entretenimento e a oportunidade da manifestação da veia poética através do Concurso de Poesia, já no IV ano. Disponibiliza ao público leitor uma das maravilhas da tecnologia da informação, da modernidade, o jornal eletrônico, através do blog, onde as matérias são colocadas também em enquete de apreciação e qualidade, preferência. Para um lutador, guerreiro, talentoso, poeta, mestre em literatura, ético e sem medo e com isenção nas notícias, chamado Reinaldo Fernandes, o nosso abraço de admiração e respeito, sem falar da Alegria da colaboração. Parabéns a todos do jornal e obrigada por persistirem com essa postura e a visão coletiva de Brumadinho, o melhor para todos nós. Sempre pensamos que a felicidade é você ser você, agimos assim, vivemos assim e respeitamos assim, e de Rubem Alves torno minhas as palavras:
“... Quem não tem jardins por dentro,
Não planta jardins por fora.
E nem passeia por eles...”
Muitos que hão de vir, vão segui-los, por serem exemplos de vida norteadora do bom caminho, com cada um exteriorizando e multiplicando os jardins que trazem no peito. Cada um realizando o seu melhor por uma sociedade mais justa, mais digna. Agradecendo a Deus o dom da vida com seus jardins interiores, individuais, diferentes e semelhantes em partilha, formando um universo do bem! Deles a força dos bravos e os sonhos indomáveis dos justos.
Obs: Desculpem-me por citar o Reinaldo em seu próprio jornal.

Alegria e agradecimento aos Professores pelo seu merecido dia 15 de outubro!


Nota da redação: Padre Dante faleceu na terça-feira, dia 5 de outubro, antes de ler este texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário