Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 29 de novembro de 2009


Edição 107 – Outubro/2009

Jornal de fato premia vencedores do IV Concurso de Poesias

Cerimônia aconteceu dia 17, entregou certificados para poetas e premiou As 10 melhores

No último dia 17 de outubro, o jornal de fato premiou os vencedores do seu IV Concurso de Poesias. A cerimônia de premiação aconteceu na Câmara Municipal, à noite e contou com participação de poetas, familiares e amigos, além de outras pessoas interessadas em poesias.

As poesias enviadas ao jornal somaram 45 trabalhos, de 20 poetas, 19 de Brumadinho e uma poeta de Belo Horizonte. Logo no início da cerimônia, apresentada pelo Editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes parabenizou a todos os poetas participantes, lembrando que, sem eles, não aconteceria o concurso. “Estão de parabéns mesmo! Não foi fácil para nossos jurados fazer a escolha: todos acharam os trabalhos muito bons”, frizou o Editor. Fernandes explicou que, das 45 poesias, 31, ou seja, quase 70%, ficaram entre as 10 melhores de acordo com este ou aquele jurado. E lembrou que é nesta questão que reside a beleza da poesia: “se determinada poesia não agrada a um, agrada a outro e assim vai”, disse. “Aconteceu, por exemplo, de 1 poesia receber nota máxima, 10, de um jurado, e, no entanto, não ficar entre “as 10 melhores” na contagem geral. Da mesma forma, houve 6 poesias que não receberam notas de todos os jurados, ou seja, que não ficariam entre as 10 melhores na opinião de 3 dos 5 jurados, mas que foram bem pontuadas pelos outros dois jurados e, na contagem geral, ficou entre ‘as 10 melhores’”, completou Reinaldo Fernandes. Segundo ele, “nenhuma delas, das 45, ou das que ficaram entre as 10, recebeu nota de todos os jurados, o quer dizer que as poesias são muito bonitas, de qualidade, e se há 10 melhores, isso é apenas do ponto de vista dos 5 jurados e todos estão de parabéns”, fez questão de dizer o Editor do jornal de fato.

Entrega dos certificados

Todos as pessoas que se inscreveram receberam Certificado de Participação. Antes de cada poeta ser convidado a receber, o apresentador lia um trecho de sua poesia, falava seu pseudônimo, quem era o poeta, pela ordem alfabética do nome artístico usado no concurso. Veja abaixo a relação do poetas, com sua poesia, pseudônimo e nome.

Vencedores do prêmio “As 10 Melhores”

Feita a entrega dos Certificados, foram premiados os autores dos “10 melhores” trabalhos. Sete poetas “faturaram” o prêmio: Relva do Egypto Rezende Silveira, Angelinda Rezende Bhering, Paulo Viotti, Isael Pereira da Silva, Luci Firmino, Nayane Flávia Costa e Nídia Maria de Jesus. Desses, Paulo Viotti, Isael Pereira e Luci Firmino tiveram dois trabalhos cada um deles recebendo a premiação.

Os poetas receberam troféu, medalha, certificado e um livro de poesia de presente: Pablo Neruda, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, e vários outros. Durante a cerimônia, forma sorteados livros para os demais participantes.

Os vencedores

Relva do Egypto Rezende Silveira

Relva do Egypto Rezende Silveira venceu com o poema “A canção do amor”, que recebeu nota 10 de um dos jurados. De Pedrinópolis, Relva mora em BH, e já faturou, segundo informações da própria poeta, mais de 600 prêmios, disputados em várias cidades e estados do Brasil, como em Cerquilho, SP; Cachoeiro de Itapemerim, ES; Santa Teresa – ES; Salvador, BA; Domingos Martins, ES; Saquarema, RJ. Relva ganhou prêmios também em Portugal, Itália, EUA, Uruguai. A autora pertence a várias entidades literárias. Relva usou o pseudônimo Flor Bella. Além da vencedora “A canção do amor”, Relva apresentou mais dois poemas: “Em sintonia com a vida” e “O silêncio e o tempo”.

Angelinda Rezende Bhering

Outra vencedora foi Angelinda Rezende Bhering, que se inscreveu com o pseudônimo de “Anjo”. Estudante do 2º ano do Ensino Médio, Angelinda estuda a maior parte do tempo, mas não deixa de fazer o que gosta como sair com amigos, ler, navegar na internet, praticar esportes e fazer aulas de inglês, que é uma de suas paixões. É filha do médico Jurgen Bhering e Angelina Rezende. Concorreu com três trabalhos: a vencedora “Jardim de amores” e, ainda, “Desejo” e “Natureza”.

Paulo Viotti

Paulo Viotti foi mais um vencedor. Com o pseudônimo “Anacoreta”, ele concorreu com os poemas “Meu sim”, “Os dois caminhos” e “Viver“.“Os dois caminhos” e “Viver“ forma os dois vencedores. Viotti é um mecenas das artes em Brumadinho. Criou o Encine – Instituto de Cultura Internacional Esperanto; é Presidente Emérito da UBT e um pintor de “mão cheia”. Assina a coluna “Momento Poético” no jornal Circuito Notícias, escreveu histórias infantis, contos e poemas para os Suplementos Literários dos jornais “O Diário”, “Correio do Dia”, e “Estado de Minas” na década de 60. È membro da academia Mineira de Trovas – onde ocupa a cadeira de nº 33; ganhou o prêmio da fundação cultural de Paranavaí – PR, em 1991 e teve trovas premiadas em concursos de BH, RJ, Divinópolis, Natal (PN) e Cambuci (RJ). Disse dele o poeta maior, Carlos Drummond de Andrade numa ocasião em que recebeu um trabalho seu: “Agradeço-lhe o amável oferecimento do trabalho de sua autoria, repassado de espiritualidade e emoção.”

Recentemente Viotti lançou o livro “Mineirices e Mineiridades”. Mas a principal característica de Vicente de Paula Viotti talvez seja sua militância cultural: é, com certeza, um dos mais, se não o mais importante militante da cultura em Brumadinho.

Isael Pereira da Silva

Outro que faturou e surpreendeu foi um jovem poeta chamado Isael Pereira da Silva, que se inscreveu com o nome de Pássaro Verde. Ele mora em Inhotim, na rua José Moreira, nº 40, e demonstra ter muito talento para fazer poesia. De três poemas inscritos, emplacou dois: “Eterno amor” e “O amor”. O terceiro era “Exílio”.

Um dos poemas de Isael, “O amor”, ficou muito interessante: o mesmo texto pode ser lido de duas formas, porque é um poema que me permite isso: tanto uma coluna e depois a outra, como o verso de uma coluna e o verso da outra na mesma linha. Segundo relatou o poeta, nem foi sua intenção. Mas isso não importa: importa que o resultado foi esse, um resultado foi fantástico! “Fiquei encantado”, disse o Editor Reinaldo Fernandes ao apresentar o poema vencedor.

Luci Firmino

Luci Firmino, que participou de Concurso de Poesias do Jornal de fato pela segunda vez, concorreu com três poemas. E foi outro a emplacar dois deles: “Canário” e “Vida”. Luci estudou no Grupo Escolar Pe. Machado, sempre se distinguiu como um dos melhores alunos da escola. Estudou no antigo Ginásio São Sebastião (hoje, Casa de Cultura), no Colégio Normal Oficial, e se formou-se em Educação Física na UFMG. Hoje é aposentado e mantém dois hábitos fantásticos: ler e escrever. Seu terceiro poema foi “Noite”.

Nayane Flávia Costa

Nayane Flávia Costa é uma das mais assíduas participantes de Concurso de Poesias do Jornal de fato, tendo participado pela terceira vez. Desta vez emplacou o poema “Quarto de Asilo”. Concorreu também com mais dois, “Mega Sena” e “Quem sou eu”. Moradora do Centro de Brumadinho, gosta de escultura, musica e faz parte do grupo de teatro GEMA. Àguia foi o pseudônimo que usou.

Nídia Maria de Jesus

Outra grande poeta brumadinense também ficou entre “As 10 melhores”, com o poema “Expectativas” (disputou também com “O rio” e “Poeta”. Como a própria Nídia diz, é uma pessoa que “gosta de rimar seus encantos e desencantos. Ama a vida, os animais e as pessoas também. É muito romântica e sonhadora. Procura viver alegremente, amando a todos e brigando por Justiça em defesa dos mais desamparados. Participa do Concurso do de fato desde o 1º e sempre se sentiu valorizada pelos nossos jurados.” Mas o que ela mais gosta mesmo é faturar os prêmios dos concursos do de fato: é a recordista em participações: participou de todos e já ganhou 5 vezes, agora, o 6º prêmio.

Veja abaixo os poemas vencedores.

Jurados

A escolha das 10 melhores poesias foi feita por um grupo de jurados formado por 5 pessoas: Leci Strada, Angela Manjela, Vânia Gonçalves, Luiz Gustavo e Reinaldo Fernandes. Leci Strada é cantor renomado, com 30 anos de estrada, e acaba de lançar uma coletânea com seus maiores sucessos. É diretor da Rádio Comunitária INTER-FM e um agitador cultural. É de sua concepção as pinturas de vários artistas brumadinenses na entrada da cidade e o forró que acontece às sextas-feiras na Praça da Rodoviária.

Angela Manjela também é letrista, compositora e cantora, premiada várias vezes em diversos festivais de música, tanto em Brumadinho como fora daqui. Recentemente lançou seu primeiro cd, com 11 canções, releitura de clássicos da música popular brasileira e cinco composições próprias, duas delas em parceria com Janine Bernardino.

Vânia Lúcia Gonçalves é uma professora de português de redes públicas e privada, famosa por sua competência e seu conhecimento sobre a língua.

O jovem Luiz Gustavo é formado em Letras e Literatura pela PUC-Minas, já participou de uma edição do concurso do de fato com três belos poemas.

Reinaldo Fernandes foi o quinto jurado. Editor do jornal de fato, ele é professor universitário e da Rede Municipal de Belo Horizonte, graduado pela PUC Minas, especialista em Lingüística pela mesma Universidade, Mestre em Lingüística pela FALE – Faculdade de Letras – da UFMG e autor do livro de poesias Trilhas (Editora Por Ora, 1996), além de vencedor do Concurso de Poesias da E. M. Antônio Salles Barbosa (1995) e de vários festivais de música, além de concurso de contos.

Cada um dos jurados, ao serem procurados pelo Jornal, mostrou imensa boa vontade em ajudar na escolha, de forma gratuita, abrindo mão de parte de seu precioso tempo. A eles e a elas o agradecimento do jornal de fato pelo carinho, pela dedicação e pela boa vontade com que analisaram os poemas.

O Jornal agradece também ao Cláudio Teixeira, Secretário Geral da Câmara Municipal, e ao Presidente Zezé do Picolé, que cederam o espaço da Câmara para a realização da cerimônia de premiação.

Conjunto dos poemas

O IV Concurso DE POESIAS do JORNAL de fato quis “contribuir no aquecimento, na divulgação e na ampliação das manifestações culturais de Brumadinho, dando oportunidade aos nossos leitores e artistas de mostrarem sua arte, e oferecendo aos cidadãos oportunidade de alimentar de emoção e beleza a alma e espírito.” O Jornal de fato quer que as pessoas escrevam, as que sempre escrevem e as que querem começar a escrever. Que elas possam publicar seus versos, que possam encantar as outras pessoas, que possam se orgulhar dos versos que escrevem. Porque, acredita o Jornal, a vida precisa de arroz com feijão mas precisa também de música da boa, de muita arte e de poesia. A gente precisa alimentar o corpo, mas precisa também alimentar o espírito: são as duas coisas que mantém a gente vivo, de pé.

Ao final da cerimônia, o Editor do de fato convidou a todos para, quem ainda não tinha feito, ler os poemas expostos na Câmara.

No ano que vem tem mais!

Espaço poético

Abaixo, e na página ao lado, cinco das 10 poesias que faturaram o prêmio de “As 10 Melhores”, pela ordem alfabética dos poemas. Na próxima edição, publicaremos outras, até que possamos publicar todas. É um belo conjunto que merece ser lido por todos os leitores.

IV Concurso de Poesias do Jornal de fato - 2009

A canção do amor

Relva do Egypto Rezende Silveira

Vencedora do prêmio “As 10 Melhores”

Tua lembrança me invade,

arrebata-me a saudade:

emoção.

Teu olhar que me procura

é ternura:

unção.

Os teus sussurros de amor

trazem, em mim, o rubor:

sedução.

E o meu nome, quando o dizes,

ganha acordes, matizes:

canção.

Pseudônimo: Flor Bella

Canário

Luci Firmino

Vencedora do prêmio “As 10 Melhores”

Cheguei de manhã

Benzinho

Mas vou lhe explicar

Agente não pode ser agente

Será?

Ontem depois do trabalho

Entrei num Buteco

Tomei uns golinhos

E deu vontade, meu bem, esquecer.

Peguei violão

Peguei coração

Me Desinibi

Destilhei

Lembranças

Soltei minha mágoa

Fazendo Canção

Mais tarde

Eu bem Satisfeito

Pro nosso ninho

Eu ia direito

A rapa me pega

Me faz canarinho

Será que na vida não se pode alegrar.

Ou será?

È porque na gaiola

È melhor pra canário cantar

Pseudônimo: Poetolo

Eterno Amor

Isael Pereira da Silva

Vencedora do prêmio “As 10 Melhores”

Antes que consuma-me o desejo

Quero viver por um segundo

O amor mais profundo

E o toque envolvente do primeiro beijo

Quero viver a insensatez

Deixar fluir esse amor embalsamado no peito

Não podes negar-me esse direito

De te-la novamente, em nossa primeira vez

Quero ver chegar a noite e de mansinho

Deixar ao seu lado e perder noção do perigo

Sou sua fonte inesgotável de carinho

Esse velho amor no meu peito ainda abrigo

Tento descobrir como esse amor nasceu

Proibido, exausto, avassalador

Mas veio os maus tempos e a gente se perdeu

Mesmo assim permanece forte o nosso amor

Rasga o peito a saudade insensata

Veio o dilema de um amor sem juízo

Nossa relação entrou em concordata

Mas o amor não sofreu prejuízo

Antes que eu grite o seu nome

E reclame a ti o meu amor

Olhe e veja o deserto que me consome

Sem você a vida vai perdendo o valor.

Pseudônimo: Pássaro Verde

Expectativas

Nídia Maria de Jesus

Vencedora do prêmio “As 10 Melhores”

Falar contigo me acalma,

Faz-me bem ouvir tua voz...

Reconfortas minha alma!

Sinto que Deus é por nós.

Vejo-me então envolvida

Em saber teu interior...

Conjecturas de uma vida

Num encontro promissor.

Fica a insistir minha mente

Em traçar o teu perfil...

Teima até que de repente

Adormeço em sonhos mil...

Mas a vida é a arte do encontro;

O sonho a arte de amar...

O despertar, desencanto,

Que faz o dormir desejar.

Pseudônimo: Geminiana

Jardim de amores

Angelinda Rezende Bhering

Vencedora do prêmio “As 10 Melhores”

Bem-te-vi beijando outras flores

Mas não me importo com a sua dispersão

Estava correndo atrás de outros amores

Porque sente falta da minha atenção

Você quer alguém pra amar

Que não te cause dores no peito

Há outras flores para beijar

Não sou um amor perfeito

Pseudônimo: Anjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário