Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 26 de dezembro de 2009

Edição 108 – Nov-Dezembro/2009


O que Aconteceu – Retrospectiva 2009  


A História, já disseram, é apenas a História de quem a conta. Ela será uma, se contada pelos brancos; mas será outra, se contada pelos negros. Será uma, se contada pelos homens; e outra, se contada pelas mulheres. Uma, se contada pelos patrões, pelos latifundiários, pela classe dominante; mas será outra História, se contada pelos oprimidos, pelos trabalhadores, pelos trabalhadores rurais sem terra... em nosso caderno Especial de Aniversário, um pouco da nossa História em 2009, um pouco de retrospectiva. Para olharmos o passado e prepararmos o futuro. E que ele seja melhor do que o presente.


Brumadinho F. C.: campeão da 48ª Itatiaia
O Brumadinho F. C. é o grande campeão da 48ª Copa Itatiaia, o maior torneio de futebol amador do Brasil. O time fez excelente campanha, invejável a qualquer outro. Comandado pelo técnico Marcelo Santos Neto, foi superior em todas as partidas, começando com um 7 X 0 no Ideal de Sabará, vencendo o Pedra Branca, de Neves, nos pênaltis, por 5 X 4, no final da Metropolitana e o Prointer por 4 X 1, com dois gols de Meio Quilo, um de Paulinho e outro de Janderson, diante de um belo público de 15 mil pessoas. As comemorações tomaram conta da cidade, com um churrascão na Praça da Bandeira, com muita cerveja gelada e fogos de artifícios.


Justiça cancela concurso da câmara

O ex-presidente da Câmara Municipal de Brumadinho e atual vice-prefeito, Toninho da Rifel (PP) e a empresa Cap – Consultoria em Administração Pública de Ville Ltda foram condenados a pagamento de multa R$ 27.227,78, proibição de contratar com o Poder Público, perda da função pública e perda dos direitos políticos por 5 anos. O juiz Paulo Sérgio Ferreira ainda cancelou o concurso feito pela Câmara, que foi realizado sob suspeita de irregularidades em 2008.

Brumadinho ganha hotel quatro estrelas

Brumadinho ganhará o Chelsea, hotel quatro estrelas, com 2,5 mil m² de área construída, 38 apartamentos e suites, equipadas com ar condicionado, frigobar, telefone com discagem direta e TV; restaurante capaz de oferecer serviço completo de buffet, aberto a hóspedes e público externo e auditório com capacidade para recepcionar até 100 pessoas. O Chelsea Hotel poderá acomodar até 115 hóspedes ao mesmo tempo. Os empreendedores estão de olho não apenas nos 8 mil visitantes mensais do Inhotim mas também no potencial turístico do Município.

Nenen dá reajuste zero

Em panfleto distribuído para os servidores públicos – e dias depois para a população -, o prefeito alegou não ter condições de dar nenhum reajuste. Nenen da ASA (PV) alegou que a culpa era da enchente “que afetou Brumadinho” e da crise econômica. Segundo ele, a arrecadação do município teria diminuído. Ao mesmo tempo que deu reajuste zero, o prefeito aumentou em R$ 43 mil mensais a folha de pagamento da Prefeitura para pagamento de apenas 14 pessoas, cargos de confiança do prefeito.  Além disso, prometeu demitir 163 trabalhadores da Prefeitura Municipal.“...O segundo passo foi demitir 437 funcionários. Temos hoje 1663, mas ainda quero chegar a 1500”, disse Nenen da ASA (PV) à época.

Ferrous demite centenas
Na segunda quinze na do mês de abril uma notícia assustou a população de Brumadinho: a Ferrous Brasil (Mineração Esperança) demitiu centenas de pessoas. O motivo seria uma previsão incorreta do pessoal da geologia quanto à quantidade e a qualidade de minério: na mina de esperança não teria nem a quantidade e nem a qualidade prevista pela Ferrous. Um prestador de serviço disse à nossa reportagem que, dos aproximadamente 600 empregados, teriam ficado apena uns cinqüenta. Outro nos disse que só teria ficado trabalhadores e caminhões para cuidar do rejeito, exigência da fiscalização ambiental. Já a Ferrous disse que teria dispensado seus empregados por causa de uma “plano de reestruturação da empresa”.

Servidores municipais fundam sindicato

Servidores públicos municipais se reuniram na câmara municipal no dia 20 de maio para a criação de mais um sindicato na cidade. A idéia era a de representar os servidores municipais que não são representados pelos outros dois sindicatos existentes no Município, A Assembleia de fundação contou com o apoio da vereadora Lilian Paraguai (PT) e da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. O Presidente eleito foi  Eustáquio João da Silva.

Crianças recebem material escolar

Na primeira quinzena de maio, alunos da Rede Pública de Brumadinho começaram a receber o material escolar. Durante a campanha eleitoral, o então candidato a prefeito Nenen da ASA (PV) assumiu o compromisso com a população de entregar o material escolar “na primeira semana de aula” Essa é mais uma proposta de campanha que Nenen da ASA (PV) não conseguiu cumprir, nem na primeira semana, nem na segunda, nem no segundo mês, nem no terceiro mês. Apesar de a Administração Municipal não ter cumprido a promessa de campanha de entregar o material “na primeira semana de aula”, o governo disse que “Para o ano de 2010 nos comprometemos a entregar o material já na PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO”, registrado com letras garrafais.
  
Mostra Musical de Brumadinho encanta platéia

Aconteceu, no dia 21 de março, a Mostra Musical de Brumadinho, com participação das quatro corporações musicais, a banda São Sebastião, a Banda de Conceição de Itaguá, a do bairro Santa Efigênia e a de Suzana. O evento, patrocinado por Inhotim, aconteceu no “anfiteatro” da Quadra Municipal de Esportes e reuniu grande platéia. Todas as bandas participam de um projeto desenvolvido pelo Instituto Inhotim que consiste na preservação das entidades e, por isso, em investimento em novos músicos, tendo como objetivo “transformar Brumadinho em um município musical”.

Prefeitura fecha Centro da Juventude

Até o mês de dezembro de 2008, o Centro da Juventude José Maria Bibiano, no bairro Santa Efigênia, funcionava normalmente, com diversas atividades para jovens e adolescentes, principalmente. A prefeirtura fechou o Centro no início do ano, deixando funcionar apenas uma atividade à noite, com um grupo de idosos. Na cozinha foram levados os utensílios, deixadas cadeiras quebradas, poeira e cheiro de abandono. Depois de muita luta do Conselho Gestor, da comunidade, com colaboração da vereadora Lilian Paraguai (PV), o Centro foi reaberto.

Família cria pousada e aposta no turismo local

No dia 12 de junho, Luiz Parreiras e Reinaldo Lima, que iriam administrar o empreendimento, reuniu familiares, amigos e convidados para a inauguração da Pousada Lafevi. Numa cidade com quase nenhuma opção de pousadas, a Lafevi pôde ocupar um lugar onde a demanda é grande. A pousada foi localizada na área urbana de Brumadinho, pertinho do Centro, no bairro de Lourdes, na rua Pe. Antônio Guilherme Pires Costa, 179. Além de serviços especiais como o “Dia da noiva”, a Lafevi quer ofertar passeios turísticos pela cidade.

Leci Strada lança Coletânea 30 anos

Leci Strada lançou o CD “Leci Strada - Coletânea 30 Anos”. O trabalho, com 21 canções, traz duas músicas das melhores da carreira de Leci Strada, como “Voar com gaiola e tudo” e “Seu moço”, “Canto de louvor” -  que ganhou um clipe no Fantástico – e outras. O regionalismo de Leci Strada aparece mais fortemente em “A festa de Santo Reis”, “Flor de Mamulengo”. Teve ainda participação da cantora Amelinha. O show de lançamento em Brumadinho aconteceu no 7 de agosto, no Bar e Restaurante Marco Aurélio.


Corporação Musical Santa Efigênia comemora 6º aniversário

Em concerto anual realizado no dia 18 de julho, a Corporação Musical Santa Efigênia comemorou seu 6º aniversário. A Corporação se apresentou sob a batuta do maestro e arranjador Gleison Queiroz. A apresentação empolgou o público presente que não parou de aplaudir e vibrou muito com músicas como “La Paloma”; “Pelos prados”; “Sozinho”, de Tim Maia; dentre outras. Uma delas levou o público ao delírio e foi “Ben”, uma das mais belas canções do “Rei do Pop”, recentemente falecido.

José Nogueira do Amaral, ex-prefeito

Quem nos deixou este ano, aos 88 anos de idade, foi o Sr. José Nogueira do Amaral, pai do Secretário de Meio Ambiente, Quintino Amaral. Sr. José Amaral foi vereador e Presidente da Câmara e prefeito de Brumadinho e uma de suas maiores realizações foi na área de Educação. Foi com José Amaral que Brumadinho recebeu seu primeiro curso de Ensino Médio (na época, o “2º Grau”), na E. E. Paulina Aluotto Ferreira.

Crianças da Prefeitura recebem o uniforme escolar

As crianças da Rede Municipal de Ensino de Brumadinho receberam, em 3 de setembro, pouco mais de 3 meses para o fim do ano letivo, o uniforme escolar. Foi a primeira vez nos últimos anos em Brumadinho que os uniformes demoram tanto tempo para serem entregues. Durante a campanha eleitoral, o então candidato Nenem da ASA (PV) assumiu o compromisso de que o material escolar seria entregue “no primeiro dia de aula”. O material foi entregue apenas em maio mas sem o uniforme escolar.

Paulo Viotti lança o livro “Mineiridades e Mineirices”

O livro “Mineiridades e Mineirices”, da editora EMIL, foi lançado no dia 4 de setembro, ata em que Viotti completava seus 83 anos. A cerimônia aconteceu na Câmara, com direito a Pai Nosso rezado em Esperanto (Patro Nia), música com Leci Strada (parceiro em letra de música e em capa de disco), café mineiro e, é claro, livros autografados para os amigos. Lá estavam muitos amigos e muitos parceiros, pessoas que, com Viotti, aprenderam Esperanto, que aprenderam violão, desenho, pintura etc e tal. “Mineiridades e Mineirices” é um livro que tem poesias, fotos, desenhos da filha Paolinha, carta de Carlos Drummond de Andrade, entrevistas, defesa do Esperanto, mas é um livro, sobretudo, de “causos”, de “mineiridades ridículas”, “cômicas”, como diz o autor.

Inhotim inaugura novas obras

No dia 29 de setembro, o Inhotim – Centro de Arte Contemporânea – recebeu a imprensa para apresentar as nove novas obras do Museu, algumas delas, muito grandes, o que faz com que o Museu amplia sua área de obras em aproximadamente um terço. A visita fez parte da programação do evento “Nove Novos Destinos”.
As obras são: Beam Drop Inhotim (2008), do artista Chris Burden; Sonic Pavilion (2009), de Doug Aitken; De Lama Lâmina (2004-2009), de Mathew Barney, todos os três norteamericanos; The murder of crows (2008), dos canadenses Janet Cardiff e George Bures Miller; Narcisus Garden Inhotim (2009), da japonesa Yayoi Kusama; Piscina (2009), do argentino Jorge Macchi; Sem Título Esculturas, de Edgar de Souza; Continente/Nuvem (2007), de Rivane Neuenschwander; e Folly (2005-2009), de Valeska Soares, esses três brasileiros, o primeiro de São Paulo e as outras duas de Belo Horizonte.

Brumadinho Gourmet – 2009 tem boa aceitação do público

Aconteceu, do dia 25 a 27 de setembro, o Brumadinho Gourmet, na localidade de Casa Branca, a uns 17 quilômetros da sede. Empresários, gourmets, cozinheiros, produtores, artesões e artistas de Brumadinho movimentaram a região. O evento aconteceu em parceria com o SENAC/MG e contou com o envolvimento da comunidade local. Entre os artistas que participaram estiveram Wanderley do Prado, o Deley da Viola, e das Bandas de Santa Efigênia e São Sebastião. O objetivo foi impulsionar Brumadinho no cenário turístico e de gastronomia, através da promoção de suas riquezas e da valorização de seus talentos. Para a divulgação, a Prefeitura investiu em vários meios, como out-doors e até propaganda na Rádio Inconfidência FM. A aceitação do público foi boa.

Jornal de fato premia vencedores do IV Concurso de Poesias
No dia 17 de outubro, o jornal de fato premiou os vencedores do seu IV Concurso de Poesias. A cerimônia de premiação aconteceu na Câmara Municipal e contou com participação de poetas, familiares e amigos, além de outras pessoas interessadas em poesias. As poesias enviadas ao jornal somaram 45 trabalhos, de 20 poetas, 19 de Brumadinho e uma poeta de Belo Horizonte. Todas as pessoas que se inscreveram receberam Certificado de Participação. Todosd que estiveram na Cerimônia receberam livro de poesia de presente. Os vencedores do prêmio “As 10 Melhores” receberam troféu, medalha, certificado e um livro de poesia de presente. Foram eles: Relva do Egypto Rezende Silveira, Angelinda Rezende Bhering, Paulo Viotti, Isael Pereira da Silva, Luci Firmino, Nayane Flávia Costa e Nídia Maria de Jesus

Um comentário:

  1. Muito Obrigado a toda equipe pela imensa divulgação de nossos trabalhos (Banda São Sebastião), é de suma importância a divulgação e apoio a uma entidade como a banda, que é um dos maiores patrimônios da cidade de Brumadinho.

    Atenciosamente;
    Marcos César

    Designer Gráfico, WebDeveloper e Admninistrador do site da Banda: www.bandasaosebastiao.com

    ResponderExcluir