Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 26 de dezembro de 2009

Quem fez história em 2009 

Ao chegar ao final do ano, nesta Edição Especial do 71º Aniversário de Brumadinho, o jornal de fato lembra aqui algumas pessoas que, pela sua atuação diferenciada, ajudaram a construir a história de Brumadinho em 2009. É claro que a nossa História é construída por todos, mais por uns, menos por outros, mas por todos. O destaque é apenas para valorizar a atuação diferenciada. São, portanto, pessoas que representam bem o conjunto de cidadãos que constroem nosso município, com certeza, o melhor lugar do mundo! A cada um deles, e a todos os brumadinenses, nossos PARABÉNS!!! Que no ano de 2010, todos nós possamos ser melhores ainda.

Poetas vencedores do IV Concurso de Poesias do de fato

Sete poetas escreveram As 10 Melhores Poesias do IV Concurso de Poesias do Jornal de fato e entraram para a história de Brumadinho no ano de 2009: Luci Firmino, Paulo Viotti, Nídia Maria de Jesus, Angelinda Rezende Bhering, Isael Pereira da Silva, Nayane Flávia Costa e Relva do Egypto Rezende Silveira. Luci Firmino teve duas poesias, “Canário” e “Vida”, entre as 10 melhores. Paulo Viotti teve as poesias “Os dois caminhos” e “Viver”. Nídia Maria de Jesus emplacou “Expectativas”. A poeta Nayane Flávia Costa emplacou “Quarto de Asilo”. Relva do Egypto venceu com “A canção do amor“. Angelinda Rezende Bhering emplacou “Jardim de amores”. Isael Pereira da Silva, que participou pela primeira vez, emplacou de cara dois poemas, “Eterno amor” e “O amor”. Viotti e Nídia venceram também em 2007 e 2008. Isael e Angelinda estrearam no concurso.  A poeta Nayane fez por merecer: participou pela 3ª vez. 

Margarida de Melo Silva

Margarida se destacou pelos escritos em 2009. Durante todo o ano, esteve me nossas páginas, defendendo seus pontos de vista, falando o que achava que tinha que falar, agradando a muitos e desagradando a alguns. Teve coragem suficiente para dizer que era preciso, dar uma contribuição importante à cidade ao falar do que precisa mudar, ao questionar, ao propor ações públicas que podem fazer de Brumadinho um lugar melhor para todos e não apenas para alguns. 

Banda São Sebastião

A Banda São Sebastião, agora, São Sebastião Banda Show, teve mais um ano brilhante. Sob o comando de Renata Campos Vilaça e Anderson Hernany Cordeiro a entidade mostrou como é importante o trabalho, a disciplina, a força de vontade para vencer os obstáculos. Fez o Concerto de Aniversário, participou do projeto de Iniciação Musical de Inhotim, viajou para Manhumirim, recebeu convite para um Festival Nacional de bandas; se apresentou no Corpo de Bombeiros; gravou programas para TV e rádio. 

Vereadora Lilian Paraguai

A vereadora Lilian Paraguai (PT) exerce seu primeiro mandato. A vereadora inovou a atividade parlamentar em brumadinho ao promover um seminário com uma série de palestras com assuntos de interesse dos trabalhadores. O seminário aconteceu na Câmara, durante várias noites. Além disso, a vereadora travou uma luta importante pela reabertura do Centro da Juventude no Bairro Santa Efigênia, fechado pelo Prefeito, e esteve lado a Aldo com associações de moradores e outras entidades da sociedade civil. 

Paulo Viotti

Outro que continuou fazendo história em 2009 foi o agitador cultural Paulo Viotti. Neste ano, além de faturar dois prêmios no IV Concurso de Poesias do de fato, Viotti lançou um livro de “causos”, Mineirices e Mineiridades. E está lançando, agora, no dia 22 de dezembro, mas um trabalho cultural: trata-se de um cd com canções de sua autoria que, como sempre, faz um caminho coletivo: participam, dentre outras pessoas, Marcelo Jabah e o adolescente Augusto Gomes.

Tânia Campos

Tânia Campos, a Taninha, também fecha 2009 em grande estilo. A educadora, proprietária do SEMEAR, acaba de inaugurar a sede da escola no bairro Ypiranga. Um espaço maior, e num local bem mais calmo do que o Centro da cidade, onde o trânsito ficava bem confuso e perigoso.
  
Nenen da ASA

Nosso prefeito entra para a história como aquele que não conseguiu cumprir suas principais promessas de campanha. É claro que o mandato tem mais 3 anos e ele, em alguns casos, ainda pode cumpri-las. Mas nesse ano não houve nenhum aceno na direção do cumprimento: a população continua pagando os 40% a mais na conta de água; continua pagando pelo serviço de caçamba, o material escolar não foi entregue no primeiro dia de aula; os servidores – depois de muitos anos- não tiveram nenhum centavo de reajuste; no Hospital municipal faltou até cobertores e vem aí um aumento de até 600% no IPTU no lugar do “fim do IPTU”, conforme prometido em campanha. O resultado do primeiro ano de sua administração não é nada bom: em enquete realizada pelo blog do jornal de fato (www.jornaldefato.blogspot.com), o prefeito Nenen da ASA (PV) recebe uma avaliação muito negativa: x% dos que responderam disseram que seus governo é péssimo, ruim e muito ruim.  

Luiz Parreiras

Luiz Parreiras, aposentado, fez algo importantíssimo para Brumadinho: inaugurou uma pousada, localizada no bairro de Lourdes, área central da cidade. Com boas perspectivas de turismo, impulsionado principalmente por Inhotim, o município precisa desses espaços, tão em falta. Foi, com certeza, um empreendimento certeiro. 

Leci Strada

O cantor Leci Strada lançou, em 2009, sua Coletânea 30 Anos, trazendo os maiores sucessos de sua carreira. Ainda este ano, concorreu a uma vaga na Garagem do Faustão, da Rede Globo, e recebeu o apoio de milhares de votos, ficando próximo de alcançar seu objetivo. Termina o ano fazendo show em uma das mais importantes – senão a mais importante – casa de espetáculos de Minas Gerais, o Palácio das Artes. Para 2010, promete mais um trabalho novo.

 Angela Manjela

Angela Manjela descobriu cedo que a música era sua minha vocação. Sempre participou dos festivais – e venceu - de música em Brumadinho – quando eles existiam – e por essas Minas Gerais. Ângela Manjela formou alguns grupos musicais como “OS FILHOS DA TERRA” e “KAMIKASE”. Neste ano de 2009, a cantora, dona de uma bela voz, gravou seu primeiro cd, com músicas autorias e algumas releituras.

Sanráh

Sanráh é cantor, compositor e instrumentista da contemporaneidade, como o próprio se define. Iniciou-se na música aos sete anos de idade tocando violão e cantando; estudou música clássica e teoria musical; formou banda, atuou em outra. Arranjador, produtor e diretor musical, em 2003 lançou o seu primeiro cd; em 2006, o segundo. Agora, Sanráh acaba de lançar um DVD, gravado ao vivo em Belo Horizonte. 

2009
Margarida Melo é eleita Personalidade do Ano

O jornal de fato realizou, para esta edição especial, através de seu blog (www.jornaldefato.blogspot.com), uma enquete sobre as Personalidades do Ano. O jornal apresentou algumas sugestões e pediu a opinião dos internautas sobre qual delas mais teria se destacado. As sugestões foram: Poeta e agitador cultural Paulo Viotti; Escritora Margarida Melo; Prefeito Nenen da ASA (PV); Vereadora Lilian Paraguai (PT); Presidente da Câmara Zezé do Picolé (PV); cantora Ângela Manjela; poeta Isael Pereira; diretora do Semear, Tânia Campos.
Margarida Melo recebeu a maior quantidade de votos, 136, o que significa 62% dos votos. Logo em seguida, a cantora Angela Manjela recebeu 53 votos, o equivalente a 24%. O poeta Isael Pereira da Silva ficou com 4%. A vereadora do PT, Lilian Paraguai, ficou com 2% dos votos, mesmo percentual de Tânia Campos. O cantor Sanrah  teve 1% dos votos. Leci Strada, Paulo Viotti e o Prefeito Nenen da Asa (PV) tiveram, respectivamente 1, 1 e 2 votos, mas não pontuaram. 

Um comentário:

  1. Agradeço em nome da Banda São Sebastião pela divulgação do nosso trabalho. Confiram em 2010 nosso novo site. Abraço à todos.

    Atenciosamente;
    Marcos César

    Designer Gráfico, WebDeveloper e Admninistrador do site da Banda: www.bandasaosebastiao.com

    ResponderExcluir