Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Edição 109 – Janeiro/2010
CEP Brumadinho recebe prêmio nacional da Vale

O Centro de Ensino Profissionalizante – CEP dos Voluntários Vale, escola de qualificação profissional e empreendedorismo, instituída há apenas dois anos, no Centro de Brumadinho, acaba de receber, pela segunda vez, o prêmio nacional de “Ação Transformadora” instituído pela companhia para estimular e divulgar iniciativas que geram resultados de maior impacto para desenvolvimento das populações onde ela atua no Brasil.
 A Fundação Vale, braço social da mineradora, apóia 588 projetos no Brasil todo. Destes, foram enviados 60 para concorrer ao prêmio. E destes 60, o CEP – Voluntários Vale de Brumadinho saiu na frente de novo.  Os critérios para a premiação levaram em conta uma ação transformadora duradoura na comunidade, qualificação de mão-de-obra, geração de empregos, renda e empreendedorismo com alunos abrindo seu próprio negócio ou se tornando autônomos em diversas áreas do mercado, atendimento a um maior número de pessoas com o menor número de voluntários, entre outros. Na verdade, o trabalho do CEP- Voluntários Vale, ao qualificar mão-de-obra, criar oportunidade de empregabilidade e empreendedorismo, realiza uma obra de inserção social, resgate familiar, de vidas e de cidadania.

História

A iniciativa dos voluntários Vale em Brumadinho começou desde 2005 com um pequeno comitê que dava oficinas de aprendizagem social, nos finais de semana, em escolas das zonas rurais do município e assim aconteceu até o ano de 2007. Em fevereiro de 2008, foi inaugurado um galpão no centro de Brumadinho e iniciaram os cursos e oficinas profissionalizantes durante toda a semana, em 3 turnos, com alunos vindos de todo o entorno da cidade. Nestes dois anos, foram quase 2 mil alunos formados em cerca de 30 cursos e oficinas certificados pelo MEC. Somente em 2009, foram 704 alunos em 13 cursos de qualificação e 15 oficinas de aprendizagem, sendo que os alunos atualmente vêm não só dos 32 povoados de Brumadinho, como  outras cidades próximas, a exemplo de Sarzedo, Mário Campos, Betim, Contagem e mesmo de Belo Horizonte. A taxa de empregabilidade e ocupação está na faixa de 70% dos formandos.
Um dos grandes diferenciais é a experiência e a capacitação dos professores, todos voluntários, que dedicam tempo e conhecimento para as aulas teóricas e práticas. Hoje, são 86 voluntários, sendo 33 da Vale e 53 pessoas da comunidade. Dentro eles, há professores da rede municipal, técnicos e funcionários da Vale e de outras empresas, profissionais liberais, empresários, artesãos, até enfermeiros (primeiros socorros), psicólogos, sociólogos e historiadores.

Apoios

A escola recebe apoio logístico da Vale, como material de sucata e reciclagem para as oficinas e cursos; da prefeitura, que cede o galpão e 3 profissionais  que trabalham em tempo integral na escola; do SEPRO, que certifica os cursos pelo MEC; da Câmara Municipal, que produz as apostilas e cópias; do Projeto Vida; da Faculdade Asa; do CEMMA, escola particular que disponibiliza mídia; e várias empresas parceiras que oferecem instalações para aulas teóricas, doam materiais, transporte e disponibilizam vagas para os alunos. Portanto, o CEP- Voluntários Vale se sustenta financeiramente com o recurso das matrículas, que variam de R$20 a R$50, conforme o curso ou oficina, da venda de artesanatos, serviços e produtos e bazar.
O coordenador do CEP, Ivanir Ribeiro, diz que o mais importante nesta premiação é “que o nosso trabalho está sendo reconhecido e copiado por outros grupos de voluntários. Não ficamos a dever em nada a escolas como o CEFET ou SENAI e vamos além. Nosso objetivo é gerar renda, inclusão social e cidadania para pessoas que estejam em risco social, proporcionando às pessoas oportunidades de se qualificarem para o mercado de trabalho, mas desenvolvendo também o espírito solidário, buscando a valorização e o crescimento da comunidade e das pessoas. Aumentamos o número de profissionais qualificados e em condições de buscar seu espaço no mercado de trabalho, conquistando melhores condições de vida. Diminuímos a marginalidade e a violência geradas pela desocupação, promovemos o resgate da autoestima das pessoas, provocamos mudanças de comportamento e de valores éticos e humanos e somos referência para outras instituições”. As perspectivas, segundo ele, são cada vez melhores. O CEP estará dentro da Estação Conhecimento da Vale, onde terá instalações modernas, equipamentos, melhoria nos padrões pedagógicos, maior apoio e divulgação.
Todas as informações são de Manoela Pastor, da Comunicação do CEP.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário