Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Edição 109 – Janeiro/2010
A lagoa do bairro de Lourdes
Morador reclama de descaso da Prefeitura Municipal: basta que ela desentupa a manilha

No bairro de Lourdes, o morador Francisco Morais, o Chico do Posto Morais, sofre com um problema que a Prefeitura Municipal insiste em não resolver. Segundo Chico, há mais de um ano ele luta para que a Prefeitura cumpra o seu papel. Trata-se de uma, digamos, “lagoa” que se formou às margens da rua Oliveira Fernandes da  Silva.
O que acontece é que ali corre um filetinho de água que vem da mata e que, com a ocupação da área, deveria passar por uma manilha para sair no córrego que passa ao lado da casa do morador. Mas a manilha está entupida, as águas das chuvas foram se acumulando – água parada, sujeita à proliferação de doenças como leptospirose. No local se formou uma lagoa de vários metros de diâmetro. E o pior: em dezembro, quando as chuvas foram mais intensas, a “lagoa” transbordou, invadiu a rua e a casa do morador. “À noite, eu, meu filho e minha esposa tivemos que vir pra rua, fazer uma barragem de terra para tentar impedir que as águas entrassem em nossa casa”, contou Morais à reportagem do de fato. “Na época, chamei a polícia e fiz um Boletim de Ocorrência, que guardo comigo”. Ele contou também que tomou medidas apropriadas para que não houvesse pernilongos em sua casa e, no entanto, agora os pernilongos estão em enorme quantidade.

A Administração não resolve o problema

Para resolver o problema, basta que a Prefeitura desentupa a manilha. No entanto, há mais de um ano, o morador vem ligando para a Secretaria de Obras sem que ela resolva. Quando estiveram no local, olharam, viram os estragos, mexeram e tudo ficou do mesmo modo. “Se o muro cair a gente levanta”, conta que dissera o Secretário de Obras Geraldo Augusto, o Gute, em uma das vezes. Mas os estragos são muitos. A reportagem do jornal pode verificar inúmeras trincas na área externa da casa.  No muro também aconteceu, o morador consertou mas já começa a dar sinais de outras trincas, já que a água parece estar passando agora por baixo desta área. Outra parte está cedendo e o muro pode vir abaixo a qualquer momento: a Prefeitura fez um buraco para tentar encontrar a saída da manilha e deixou aberto, deixando o local propício à erosões que vão se aproximando do muro.

Defesa Civil

Chico tenta agora falar coma Defesa Civil. Na última semana tentou por duas vezes mas não conseguiu. A “lagoa” continua lá, pronta para criar mais problemas.
Com a palavra a Prefeitura Municipal e suas secretarias, especialmente a de Obras e de Saúde.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário