Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Edição 109 – Janeiro/2010
Paulo Viotti presenteia Brumadinho

“Tragam um babador!” Um não, dois!
Alguém poderia ter dito assim. Bastava olhar para a primeira fila de cadeiras na Câmara Municipal, noite de 22 de dezembro, para ver Raquel e Emanuel segurando o queixo, em êxtase, vendo seus filhos, Raíra e Augusto Andrade, dando um show. Eles cantavam, acompanhados por Marcelo Jabah, “Meu sim”, letra e música de Paulo Viotti, esbanjando talento. A mãe, Raquel, parecia que ia sair voando, tão contemplativa, quem sabe, embuída do espírito natalino, agradecendo a Deus pelos filhos que tem. Quando, ao final do espetáculo, Augusto foi falar, e falou como “gente grande”, se referindo “ao mundo de coisa que ele (Viotti) faz”, aí, sim, os pais babaram de vez! “Eu queria dizer aos pais do Augusto e da Raíra que eles estão de parabéns. Que estão educando seus filhos na música”, diria ao final o competente artista, músico e produtor Marcelo Jabah, que se disse “honradíssimo” por trabalhar com Paulo Viotti. Os garotos participaram – e participam do cd – também nas faixas “Dia de Chuva”, “Estrela guia” e “Canção de Natal”.
Do outro lado da Câmara, “escondidinho” numa segunda fila, estava o “mentor intelectual” daquele espetáculo: Vicente de Paula Viotti, o Paulo Viotti.

Cd “Cantigas Mineiras” – Uma homenagem a Inhotim

Mais uma vez Paulo Viotti, à frente do INCINE – Instituto Cultural Internacional de Esperanto – deu um belo presente ao público de Brumadinho. Com recursos próprios, ele reuniu os músicos Marcelo Jabah e Amadozinho; os garotos Augusto (12 anos) e Raíra (9), João Flávio, e sua filha Paolinha e preparou o cd, todos os trabalhos escritos por ele. Viotti fez os ensaios, acompanhou o trabalho e distribuiu, gratuitamente, de presente aos amigos. Um cd com 13 faixas, entre as quais quatro declamações de poesia.

“Dois caminhos”

O evento começou com o apresentador Douglas Maciel (Presidente da ASMAP – Associação de Meio Ambiente do Vale do Paraopeba) fazendo os agradecimentos em nome de Paulo Viotti. Entre os citados estava o jornal de fato, “pelo apoio que sempre dá à cultura em Brumadinho”. Em seguida ele explicou que o trabalho era uma homenagem a Inhotim e, obviamente, a Brumadinho. Cantiga para Inhotim, Cantiga para Brumadinho, Viver (cantada por Marcelo Jabah), Iniciação, E depois, Nostalgia (esta com letra de Maria da Piedade) e Sonhos Humanos (as duas também cantadas por Marcelo Jabah com acompanhamento de Amadozinho), Meu sim, Dia de Chuva, Sintonia, Dois Caminhos, Canção de natal e Estrela guia.
Dois caminhos, poema que foi um dos vencedores do IV Concurso de Poesias do jornal de fato, foi cantado na voz da filha caçula de Viotti, Paolinha Viotti. Aliás, dos 13 trabalhos, 6 participaram de concursos do jornal de fato, recebendo premiação.
Registrado também ficou o lado trovador de Viotti, em Sonhos no Ar, em parceria com trovadores da União Brasileira de Trovadores - UBT. O refrão “Tristezas, se acaso as levas,/ Não te queixes por sofrê-las,/tem a noite suas trevas,/ mas veste um manto de estrelas” é daqueles que dá vontade de ficar cantando sem parar.   

Repercussão

“A iniciativa é muito bonita. Mas uma vez ele supera as expectativas, envolvendo a juventude, ensinando. É uma virtude muito grande”, disse á reportagem do de fato Geovane Augusto Murta, se referindo a Paulo Viotti.
Já Raíra disse que foi muito bom participar do cd. “Vivi uma experiência que quero repetir muitas vezes”, disse a garotinha. “Quero agradecer ao Paulo Viotti, ao Jabah, por terem me dado essa oportunidade”, completou ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário