Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 13 de abril de 2010

Edição 111-Março/2010
CVT DE BRUMADINHO inova mais uma vez
O Centro Vocacional Tecnológico Agostinho Amorim inova mais uma vez com o projeto “Primeira Oportunidade”. O projeto consiste na capacitação de jovens para ingressar no mercado de trabalho, e busca a adesão da maior quantidade possível de todos os segmentos empresariais de Brumadinho. De acordo com o projeto, essas empresas cederão vagas de aprendizagem de oficio como extensão da teoria ministrada. As empresas receberão os jovens por meio expediente e os orientarão na prática do serviço a ser desenvolvido, vislumbrando a possibilidade de, após término do projeto, serem contratados.
A previsão de atendimento no primeiro momento será de 35 (trinta e cinco) jovens, que estão concluindo a formação de ensino médio e ainda não tem um currículo com formação adequada e ou alguma experiência para conseguir o primeiro emprego.
O usuário do projeto iniciará fazendo cursos de informática e cursos presenciais contendo temas de relacionamento interpessoal, como conduzir seu próprio destino, educação ambiental, cidadania, ética, postura e disciplinas específicas da área que escolher para aprendizagem de oficio.
A seleção será feita através da lista do chamado Cadastro único e encaminhamentos provenientes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS -, do Ministério Público e Conselho Tutelar. Outro critério a ser utilizado será a renda familiar, beneficiando famílias de baixa renda. Os adolescentes deverão ter a idade mínima de 16 anos.

Parceiros

O projeto conta com a parceria da Associação Comunitária do Parque da Cachoeira, Parque do Lago e Alberto Flores – ACOPAPA -, Prefeitura Municipal de Brumadinho e diversos segmentos empresariais como o Super Bruma, Super Luna, Casa Bruma, Ré Modas, Padaria Tia Nenzinha, Loja do Povo, Computadores e Cia, Data Company, Farmcenter, Bi Auto Elétrica, Farmácia FARMAIS, Brumanet, In Corpore Ltda, Mobiliadora Marques Unimóveis, Loja O Birutão, Inforshow, Amorim Supermercados dentre outros.
Já as empresas V&M Mineração e Super Mix encaminharam, através do Fundo da Infância e Adolescência do município, recursos que irão ajudar na condução do projeto.

Novas parcerias

Além do projeto da Primeira Oportunidade, o CVT era receber o IBGE nas suas dependências físicas, como forma de parceria para realizar um trabalho em rede, apoiando novo censo que será realizado no município.
O CVT também faz cessão da sala de vídeo-conferencia para atender a EMATER, Secretaria de SAUDE, Conselho da Assistência Social, Conselho Municipal Antidrogas, Conselho da Criança e Adolescente, Conselho de Segurança Alimentar - CONSEA -, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDRS - e Secretaria Municipal da Agricultura para realização de reuniões.

Compartilhando a gestão

Enquanto avança em seus projetos, o CVT recebe visitas diárias de outros CVTs de Minas Gerais que buscam orientação na forma de praticar um modelo de gestão similar ao seu, para que possam também atingir suas metas com sucesso. A maioria dos CVTs que procuram orientação está iniciando seus trabalhos em suas regiões e buscam conhecimento e casos de sucesso os quais o CVT de Brumadinho já adquiriu com a experiência já de 5 anos de implantação. Este ano, informa o Centro, a entidade buscará participar de novas premiações pelo trabalho que vem desenvolvendo, participando de Editais que ofereçam oportunidade de ganhos materiais e status para o órgão de Brumadinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário