Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de junho de 2010

Edição 113-Maio/2010
Dilma Rousseff na frente

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresce e já lidera a preferência para as eleições presidenciais deste ano, tanto no primeiro como no segundo turno. Dilma apareceu à frente do pré-candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, em pesquisa de intenção de votos do Instituto Vox Populi, divulgada em 15 de maio.  Na pesquisa estimulada, o levantamento traz a petista com 38% das intenções de voto, contra 35% de Serra. Serra caiu três pontos percentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Dois mil eleitores, moradores de 117 cidades (nas cinco regiões brasileiras), foram ouvidos.
No levantamento anterior feito pelo instituto, em abril, Serra tinha 34% das intenções de voto, contra 31% de Dilma.
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 40% e o tucano 38%, dentro, portanto, da margem de erro.

A pesquisa espontânea

Quando o eleitor abordado pelos pesquisadores diz em quem vai votar - também aponta a liderança da petista Dilma Rousseff. Ela aparece com 19% das intenções de voto, enquanto Serra tem 15%. Em janeiro, cada candidato obteve 9% das intenções de votos espontâneos.
A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, consolidou-se na terceira posição da pesquisa estimulada. Subiu de 7% para 8%.

Fator Lula
O levantamento de votos espontâneos mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Mesmo sem poder se candidatar, Lula é citado pelos eleitores, o que confirma sua popularidade.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo


Dilma lidera também em pesquisa da CNT

Pesquisa CNT/Sensus divulgada no dia 17 mostra que a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, passaria o primeiro turno da eleição de outubro em primeiro lugar, batendo o candidato do PSDB, José Serra. A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa da Folha de São Paulo: Dilma e Serra empatados

Dilma e Serra aparecem com 37% das intenções de voto cada, ante os 30% e 42%, respectivamente, da sondagem realizada pelo Datafolha em meados de abril. Marina Silva (PV) se manteve estável com 12%. Os números foram publicados na edição de 23 de maio do jornal Folha de S.Paulo.
"A pesquisa confirma tendência apontada pelos outros dois institutos (CNT/Sensus e Vox Populi), cujos resultados foram um pouquinho mais favoráveis para Dilma, apesar de configurarem empate técnico. O momento é mais favorável para Dilma", afirma Teixeira.

Transferência de votos

Teixeira destaca a migração de votos que tem havido de Lula para Dilma. Na pesquisa espontânea do Datafolha, a petista tem 19% das intenções de votos e o presidente (que não pode se candidatar), 5%. Na primeira sondagem do instituto, Dilma aparecia com 8% enquanto o Lula tinha 20%. "Lula perdeu 15 pontos porcentuais, enquanto Dilma ganhou 11", compara.
O pesquisador destacou ainda que, conforme a sondagem, a rejeição de Serra supera a de Dilma, e a petista venceria no segundo turno das eleições. De acordo com a sondagem Datafolha, o índice de rejeição de Serra é de 27%, enquanto o da adversária é de 20%. O resultado apontado para o segundo turno, com resposta estimulada, foi de 46% para Dilma e 45% para Serra. Segundo Teixeira, há probabilidade de o vencedor ser definido no primeiro turno, "à medida que não há um terceiro candidato forte".

Dilma empata com Serra também no IBOPE
Dilma sobe 5 pontos e Serra cai 3

Segundo o levantamento do Ibope, feito a pedido do jornal O Estado de S. Paulo e da TV Globo, Serra e Dilma têm, cada um, 37% das preferências dos eleitores. Marina Silva, do PV, aparece com 9%. Em relação à pesquisa anterior do Ibope, feita em abril, antes da propaganda dos dois principais pré-candidatos no rádio e na TV, Dilma subiu cinco pontos porcentuais, e Serra caiu três. O empate persiste na simulação de um eventual segundo turno: 42% para o tucano, 42% para a petista. Na pesquisa Ibope de abril, o placar era de 46% de Serra a 37% de Dilma.
Desde abril, data da pesquisa anterior do Ibope, a pré-candidata petista ampliou seu eleitorado em todas as regiões, com exceção do Sul, onde o panorama ficou inalterado, com oscilações dentro da margem de erro.
No Nordeste, Dilma lidera com 47% e ampliou sua vantagem de 8 para 20 pontos porcentuais. No Norte/Centro-Oeste, a petista saiu de uma situação de empate técnico e assumiu a ponta, com 43% a 31%.
No Sudeste, Serra é o líder, com 41% a 33%, mas sua vantagem se reduziu de 16 para 8 pontos. No Sul, o tucano oscilou de 48% para 46%, enquanto a petista passou de 24% para 26%.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, divulgadas no último dia 5 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário