Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de junho de 2010


Edição 113-Maio/2010
Editorial:
Iniciativa Popular: uma lição de cidadania!

Brumadinho tem história de iniciativa popular. Uma delas foi o impeachment do Gibiu (Cândido Amabis Neto), em 1999. Foi do povo que partiu o pedido de impeachment. Também foi o povo que, em fevereiro de 1999, tomou em suas rédeas a responsabilidade e realizou o carnaval de rua, num momento de muita fragilidade da Administração Municipal. Agora, novamente a população traz para si a responsabilidade de resolver um problema que está afligindo a todos, o problema do IPTU.
Entregar ao Prefeito 3.162 assinaturas de cidadãos brumadinenses, mais de 14% do eleitorado municipal, quando o prefeito foi eleito com uma diferença de apenas 2,6% de votos, não foi suficiente para amolecer seu coração. Já os vereadores admitiram ter cometido “um erro gravíssimo!”, como disse o vereador Adriano Brasil (PV) -, mas, apesar isso, não fizeram o suficiente para pressionar o Prefeito e fazê-lo mudar de opinião.  
Cansada de esperar, a população agora dá um passo além, inédito e histórico: vai apresentar à Câmara um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre o IPTU. É claro que a iniciativa dará muito trabalho, afinal são 5% de assinaturas do eleitorado do Município. Porém, é claro também que, melhor que esperar, é agir. São dezenas de pessoas unidas, trabalhando na coleta de assinaturas. É assim, tomando para si a responsabilidade, que a população dá uma lição de cidadania para Prefeito e vereadores. E é assim, participando diretamente, que todos nós vamos construir “Uma cidade melhor para todos”. E, de preferência, com um IPTU JUSTO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário