Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de junho de 2010

Edição 113-Maio/2010
Espaço Poético
No momento em que publicamos o Regulamento do V Concurso de Poesias do Jornal de fato, trazemos também mais um conjunto de poemas do nosso último concurso. Nesta edição trazemos os poemas La Plata, Liberdade, Marinheira Valente, Mega Sena e Meu Sim. Os poetas são, respectivamente, Jandira Glória, a Glorinha, moradora do Santa Efigênia, artesã, autora dos dois primeiros,que participou pela primeira vez; as irmãs Neyla Flávia da Costa e Nayane Flavia da Costa, que participam do Concurso desde sua  segunda edição, moradoras do Centro; e Paulo Viotti, autor de “Meu Sim”, já musicado, cantado e gravado em CD pelas vozes juvenis de Augusto e Maíra.  
Vamos aos poemas.

La Plata
Pseudônimo: Sol
Elefantes de circo passam enfeitados
Com olhos cansados, ostentado adornos,
Mostrando poucas vestes que,
Vermelhas e prateadas, não escondem o cheiro
De animais da África.
Mulheres artistas buscam seu sustento
Menos vestidas que as ciganas
Mas tão sensuais quanto, misturam-se aos elefantes
E aos meus olhos brilhantes, de criança que vigia o sol e
A rua pequena de mulheres guardadas.
Vou piscando os meus olhos
Até que o brilho deles, neles permaneça.
Trabalhando, os elefantes não emitem
Nenhum som lastimoso ou viril
Gostaria que estivessem na África, solenes, exuberantes;
No extenso espaço seus.
As mulheres artistas
E as guardadas daqui
Não são cheirosas;
Têm pernas e fazem filhos
Emitem sons lastimosos e ganidos
Geralmente são cheias de espinhos
E espancam seus filhinhos,
Gostaria de vê-las nuas ou vestidas
Desfilando carinho bem dentro de seus corações;
Porque sou uma menina e o esmagar destes passos
Na pequenina rua me silencia no medo de crescer.

Autora: Jandira Glória

Liberdade
Pseudônimo: Sol
Cavalos sem rédeas, nos lombos das serras
Verdes as tranças, ramagens nas mãos.
Cor que molha com perfume e visgo
Luza aquecendo
É a doçura!
E o mais atraente de todos os dons:
-LIBERDADE- que mora no peito
Invade oceano de nossas veias 
Manifesta-se
No olhar em movimento.
...traz às mãos a imbira,
Capa fina da madeira branca, macia.
Sons- canivete- cor
Vermelho- sangue- calor.
Brincar,
Cortar o dedo
Um gosto de arco-íris
E vento
Amar.

Autora: Jandira Glória

Marinheira valente
Pseudônimo: iola



A vida é um mar aberto
Bem longe o barco leva
Percorrendo milhas
No mundo intimo sem relva!

Dão-se braçadas no mar
Obstáculo é nosso destino
Sendo remanso que flutua
Empregam em nossa rotina!!

Semeia-se em meu mundo
Ventos colheram a tempestade
Dos sofrimentos a dor
Lembrança fica somente saudade!

Carregar em nossas lutas
Destino nosso acerrnal...
Naufragar é ser o ultimo
Numa paixão desproporcional.

A vida é um quadro normal
Pintando algumas flechas
As cortinas se abrem
Enquanto as portas se fecham...

Fracasso inicial
Sem chegar ao futuro
As luzes não podem apagar
Não sei navegar no escuro!!

Eu navego no mar
É pagina em minha história
Minha alma fica alerta
Para explicar minha demora...

Sou marinheira valente
Feliz é meu final
Derrotei definitiva luta
Descendo de dregau em degrau!

A chegada no porto
Meu mundo muda e clareia
Uma potente estrela
Jogam raios na areia!!!

Alguém me espera sorrindo
Milhar me aplaudiu
Como se eu chega se da guerra
Ou do Erbus Frances que explodiu...



Autora: Neyla Flávia da Costa

MEGA SENA

Pseudônimo: Águia



Conheço um homem que sonha
Ganhar na loteria
Já virou uma doença
Que ataca todo dia

Dorme com o jogo nas mãos
Sai antes do café
Não espera a lotação
Prefere ir andando apé

Diz sempre: - Vou ganhar
Parece um desesperado
De tanto que fala mega sena
Parece um disco aranhado

Na cidade vou comprar mansão
No campo uma fazenda
Assim ele vai deixando historia
Caindo no mundo da lenda

Vou ganhar na loteria
Porque o dinheiro tudo cobre
Vou subir num avião
Como faz o rico nobre

Vai para o seu trabalho
Sonhando ser Doutor
Luta sempre com honestidade
É um homem trabalhador

Quando vejo a distancia
Digo:- Lá via o sonhador
Seu defeito é sonhar
Mas ele é o meu maior amor

Meu coração bate forte
Que quase do peito sai
Quando abraço a loteria
E te chamo de querido pai

Seu sorriso me compra
Transmite amor e alegria
Adoro o seu jeito de ser
Te amo papai loteria



Autora: Nayane Flavia da Costa


Meu sim
Pseudônimo: Anacoreta

Vou dar a meu Deus o meu sim,
vou converter-me ao amor;
fazer da vida um jardim,
de cada alma, uma flor!

Abandonar o deserto,
atravessar o Jordão;
vou ter meu rumo, bem certo,
com Deus em meu coração!

Autor: Paulo Viotti



Edição 113-Maio/2010
 “Dia dos Namorados”

Nídia Maria de Jesus
Vejo de minha janela,
Qual visão mágica e bela!
Do céu uma estrela me vela
Com seu nome escrito nela.

Com emoção volto aos tempos,
Tempos que já vão passados.
Revivo doces momentos
De outros dias dos namorados...

E a estrela vem perguntar:
Por que chorar num dia desse
Se para enamorar
É só sentir interesse?...

Se todo dia é do amor
Que anima os apaixonados,
Assim qual o amor e a dor
Nos poemas são rimados?...

Se o amor e dor se entrelaçam
Com laços da compreensão
E novos sonhos se abraçam
Formando nova paixão?...

O “Amor” é coisa bendita
Mesmo regado na dor.
E a dois, a vida é bonita
Nas tantas formas de amor.

Dedico essa poesia às mulheres acima de 60 anos que, como eu, ainda sonham em receber flores no “Dia dos Namorados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário