Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de junho de 2010

Edição 113-Maio/2010
Inhotim promove atividades na Semana de Museus 2010

Com o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade, foi realizada, entre os dias 17 e 23 de maio, a 8ª Semana Nacional de Museus. Promovida desde 2003 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para comemorar o Dia Internacional de Museus, o evento contou com a participação de instituições de todo o país e promoveu atividades norteadas pelo tema Museus para a harmonia social.
A temática da semana destacou o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida.
Para marcar a semana, o Instituto Inhotim preparou uma programação gratuita voltada para públicos de todas as idades. Na área de arte educação, os visitantes puderam participar de visitas panorâmicas e temáticas especiais, além das oficinas de estação de trabalho. No roteiro de Botânica estavam programadas visitas panorâmicas e temáticas ambientais, palestra e oficinas de montagem de minijardim. Sob a coordenação da diretoria de Inclusão e Cidadania, o público pôde conferir mostra de artesanato, apresentação do Coral Inhotim Encanto infantil e de Guarda de Moçambique, além de uma palestra ministrada pelo Pro Reitor de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, prof. João Antônio Machado.
De acordo com a coordenadora de arte e educação do Inhotim, Janaina Melo, o tema proposto pelo Ibram para celebrar a Semana de Museus veio de acordo com os trabalhos já desenvolvidos pela instituição. “A nossa ideia é fortalecer o museu como um espaço de encontro: Encontro do espectador com a obra e do educador com o público. Visamos a produção do conhecimento e a fruição da cultura e da arte”, afirmou.
Neste ano, durante a Semana dos Museus, 1.763 atividades seriam oferecidas por 588 instituições de todas as regiões do país.
As informações são de Isabela Marschner e Renata Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário