Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cismep inicia serviço de endoscopia em Brumadinho

Cismep inicia serviço de endoscopia em Brumadinho

Nesta sexta-feira, 18/06, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (Cismep) inicia o serviço de endoscopia no CEC Brumadinho, onde já funciona o atendimento às consultas de gastroenterologia. Com o início da endoscopia o Cismep espera equilibrar a demanda por este tipo de exame em toda a região de abrangência do Consórcio, uma vez que de todas as cidades consorciadas apenas Betim oferece a endoscopia na rede pública.
Além de realizar o exame, será feita a coleta de material para biopsia. A expectativa do Cismep é fazer 120 endoscopias/mês. A demanda reprimida para a endoscopia é muito grande na região, pelo fato de não ser oferecido na rede pública e por se tratar de um exame oneroso quando feito na rede particular de saúde. Hoje os municípios que precisam realizar os exames compram o serviço de outras cidades, o que encarece o procedimento. A partir de agora este custo será 30% menor, com a prestação sendo feita pelo Cismep.
 A endoscopia é o segundo passo na linha de cuidado da gastroenterologia. Depois de consolidado o serviço, o Cismep vai fazer o terceiro passo, que é a colonoscopia (endoscopia baixa), a partir de outubro. O próximo passo, que permite ao Consórcio fazer a linha de cuidado completa são as cirurgias gástricas, que devem iniciar em 2011.    
O Cismep já atende pacientes de Brumadinho e outras 16 cidades da região com a linha de cuidado completa (desde a consulta até a cirurgia) nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, em sua unidade em Betim.
As informações são de Cláudia Machado, da assessoria de Comunicação do Cismep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário