Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 12 de setembro de 2010

Edição 116-Agosto/2010
Espaço Poético

Três poetas completam a publicação dos poemas do IV Concurso de Poesias do Jornal de fato. Assim, completamos a tarefa de publicar todos eles, conforme compromisso assumido com os leitores e poetas em 2009.  O primeiro poema é do Professor Alysson Lopes, um amante da língua portuguesa, que nos oferta “Vítima de meus olhares”. “Viciados em eletrônica”, de Neyla Cristina Costa é o segundo trabalho. Paulo Viotti fecha o quadro com “Viver”. Agradecemos a eles e a todos os poetas que participaram do IV Concurso. Com seus trabalhos, eles possibilitaram aos nossos leitores o contato com uma das mais belas artes da palavra. Vamos aos poemas!  

Vítima de meus olhares
Nafnazirra

Terna,
Incenso de minha campa,
Protuberante,
Manada em cio,
Opulenta,
Enrijecida,
Suave,
Rica,
Escrava da Beleza,
Rainha dos Poetas,
Dona dos olores,
Lembrança do viajor,
Seio farto,
Carne ditosa,
Lira lasciva,
Poema mais que mortal:
Eis à minha frente o ser vegetal.
Qual virgem à espera do estuprador;
Abre-me ela suas flores,
Onde a estupro inalando seus olores.
Qual virgem ante o primeiro orgasmo;
Treme ela suas folhas,
Ante a força de meu inspiro.
Qual virgem no desmaio em braços do amante;
Descansa ela seus espinhos, caule e flores na mão,
Agora apenas vítima de meus olhares.

Autor: Alysson Lopes Teixeira
                                                                                                  



Viciados em eletrônicos
Pseudônimo: iola


No mundo que os mais velhos
Eram ouvidos e respeitados
Pelos mais jovens
Já ficou no passado

Suas historias antigas
Desperta só curiosidade
Respeito e admiração
Como lições ficaram na saudade

A leitura era preciosa
Na antiga geração
Enciclopédias nomes pomposos
Barsas a juventude jogou no lixão

Já viraram piadas
Para filhos netos
Crianças não perguntam por que,
Casulo é borboleta ou inseto?

Por que o céu é azul!
Como criança antigamente
Perguntavam tanto por que
Ate cansar nossa mente

Por que galinha não voa?
Por que verão e inverno?
Como explicar as crianças
Paciência virava um inferno!

Agora um mundo novo
Com essa geração
Será pior do que a dos pais!
Não sabe o que é união...

Não interessa pela sabedoria
Viciados em eletrônicos
Só que os atraem
Parecem homens biônicos

Internet que é a moda
Us conhecimentos gerais
A falta de criatividade
A visão do mundo sem mais!

Geração multi meios atuais
Conheça essa curiosidade
Criam email novos amigos
Descobre como fazer maldade!

Crianças e adolescentes
Acham-se vencedores
O que eles têm aprendido
Imagine os futuros doutores

Se um dia acabar a luz
Se precisar buscar água no mato
Vão sentir a derrota
Se sujar de lama o sapato

A inopiada tragédia
Vão fazer reflexão
No final de sua estrada
Que os avos tinham razão

Com os erros do passado
Assim que a vida leva
No campo livre do mundo
Animais que nascem na selva!!!

Autora: Neyla Cristina Costa


Viver
Pseudônimo: Anacoreta

Onda vai, onda vem, e eu aqui sem ninguém;
onda vai, onda vem, o que será de mim!

Andorinha passou, nem sequer me olhou;
onda vai, onda vem, e ninguém vive assim!

O viver não é triste, se o amor ainda existe;
onda vai, onda vem, o que será de mim?

Autor: Paulo Viotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário