Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 12 de setembro de 2010

Edição 116-Agosto/2010
Pichações tomam conta da cidade

Houve um tempo em que a cidade de Brumadinho era muito tranqüila, sem roubos, assaltos, arrombamentos, tráfico de drogas ou assassinatos. A violência, muito apropriada das cidades grandes e de regiões metropolitanas, foi chegando – muito rapidamente nos últimos anos – e o tempo da paz passou. Uma das expressões mais visíveis dessa violência urbana são as pichações feitas por nossos adolescentes e jovens.
A pichação tomou conta da cidade! São jovens modo geral sem bandeira de luta, os chamados “rebeldes sem causa”. Sem causa e sem envolvimento político, social ou religioso,sem educação, que querem aparecer entre si, se mostrar uns para os outros, talvez porque não consigam se mostrar na família, especialmente.  Em nome dessa “rebeldia” – que de rebeldia não tem nada – saem por aí, nas madrugadas, às escondidas, sujando tudo que veem pela frente, agredindo as pessoas, a cidade, deixando a todos vergonhosos e furiosos.
Um leitor enviou várias fotos à redação, acompanhadas de um bilhete: “Quem sabe você não pode ajudar? Estão destruindo nossa cidade. Ninguém faz nada. Obrigado.”
É um pedido de socorro que está preso em muitas gargantas brumadinenses. 0A questão é bastante complicada, mas precisa ser tratada o mais rápido possível. Já há muita gente preocupad com ela e podemos citar aqui a Polícia Militar e o grupo liderado pelo músico Leci Geovane. São dois grupos que investem na meninada, procurando mostrar à moçada um outro caminho. Mas ainda é pouco. Está na hora de as famílias, as escolas, Conselho Tutelar, Juizado da Infância e da Adolescência, Prefeitura e Câmara, e tantas outras instituições entrarem nessa discussão. Se o problema é grande, a solução só virá de forma coletiva.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário