Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Edição 119- Nov-dez/2010



Opinião


Em defesa de um povo


José de Oliveira


O poder econômico no Brasil tem corrompido autoridades e comprado consciências para impor sua vontade sobre os menores. Isto vem acontecendo a séculos, agora está em Brumadinho fantasiado de Mineradoras. Ele chegou e entrou sem pedir licença e sem aviso prévio, foi avisando o que vai fazer e como vai ser feito sem levar em conta que a área que se pretende soterrar é habitada pelo ser humano, entre as famílias ameaçadas encontra-se os Quilombolas cujas raízes foram fincadas ali há mais de dois séculos. O poder econômico não quer saber da cultura daquela gente e não fala sobre os seus direitos, simplesmente avisou que boa parte da região será soterrada por rejeitos de minério. Assim também ficará soterrada a cultura de um povo e as lembranças de seus antepassados que serão sepultados duas vezes. Muitos Prefeitos já se curvaram ante o poder econômico e hoje choram ao constatar que os impostos arrecadados não cobrem o prejuízo causado pela exploração. Em Brumadinho o prejuízo será ainda maior, porque será prejudicado e destruído um patrimônio que a natureza levou milhões de anos para construí-lo. Este patrimônio encerra um bioma único e endêmico. Dali ainda se descortina as mais belas paisagens do Brasil e talvez do mundo. Ao destruir a serra estarão também destruindo vidas, porque rebaixar a cava, poderá afetar o lençol artesiano e neste caso todas as nascentes de água na serra poderiam secar. Vejo o Vale do Paraopeba em nossa região como um quadro onde está retratado sua gente, sua cultura, sua flora e fauna, e neste contexto enxergo a serra como a moldura deste quadro. A falta de água poderá expulsar a população de Piedade, extinguindo assim, um marco cívico de nossa história fincado há mais de 300 anos. Tenho a certeza, que o bravo povo de Piedade, se juntará aos irmãos Quilombolas e outros ameaçados, para formar uma frente de luta sem trégua, em defesa dos direitos civis de cada um que não pode ser alienado. O Poder Executivo e Legislativo devem lembrar que nessas Comunidades ameaçadas ainda residem os eleitores que o elegeram. Abandoná-los nesta hora, significa cometer suicídio político.

José de Oliveira é Presidente da Associação de Córrego de Almas, Lagoa Dantas e Estiva


“Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação” Mário Quintana.
PENSEI ERRADO!

Margarida Mello*

Esta noite estou refletindo sobre as coisas que gostaria que acontecessem, porém não tenho firmeza que isso irá ser possível. Este artigo vai para todos que solicitaram minha Opinião, gostaria de alcançar o maior número possível de leitores e pedidos, e agradecê-los. Enquanto vivermos precisamos nos fortificar com a fé como asas da esperança, para alçarmos sempre vôos com rumos certos de renovação e mudanças para melhor, e, sentirmos sempre que está na hora exata. Ousemos!
Quando se é muito jovem sonha-se com tanta coisa, a maioria dos sonhos se perde em nosso caminhar pela vida. Os sonhos de criança, quase nunca materializam. Andamos pelas mãos dos outros, falta-nos o poder de escolha e decisão.
Quando se é jovem e nem adulto sonhos de amor é a maioria, e do carro, e de ser “estudado”, mas principalmente de ser rico e sermos como nossos ídolos. Muitos dizem gostar e preservar o meio ambiente, mas fazem pichações e sujam e destroem o ambiente. É a fase da afirmação de que pode alguma coisa. Precisa ser notado! Precisa-se de atenção, mas de firmeza na correção. Nasce nessa fase à base do viver em sociedade, respeitar o que não é nosso, fazer boas escolhas, não deixar se influenciar pelo mau, sentir a necessidade do trabalho, observar que tudo tem limite!
Quando se é jovem, mas adulto, os sonhos se renovam e se multiplicam e já temos sonhos mais reais; e já sabemos separar melhor os nossos ídolos, conhecemos a responsabilidade. Respeitamos o próximo como dono de seu destino. A conscientização do nosso eu interior é mais abrangente e do mundo mais ampla. Buscamos as nossas realizações sem perdermos a centralidade dos nossos sonhos. A vida está cheia de percalços e de grandes conquistas e passa-se a alimentar grandes e inesgotáveis sonhos, que nos acalentarão para a maturidade. Buscamos o sucesso. Trabalhamos nas áreas que gostamos. Estudamos e permanecemos buscando conhecimento. Escolhemos nossos amigos, Acasalamos com nosso amor. Somos colados à verdade e justiça.
Quando não se é tão jovem, mas a cabeça o é sonha-se com amores, fazemos o nosso sucesso acontecer e temos uma liberdade maravilhosa, de não ter que se subtrair de nada mais. Amamos a vida com uma intensidade fantástica e corremos em muitas vezes com o tempo. Já não temos mais a pressa exagerada nas nossas ações e já não engolimos mais goela a baixo o agradar a patrão, a professores, a chefes, a autoridades que não se dão ao respeito. Optamos pelas nossas escolhas de condutas e as filosóficas também. Permanecemos colados à verdade e justiça. Aos políticos apoiamos quando fazem para o Povo em Primeiro Lugar. Criticamos veementemente quando deixam o caminho principal e tomam para si o público numa transformação particular. Discordamos dos caminhos usados para se demonstrar poder e ainda nos surpreendemos com a falta de firmeza no que fazem, dizem e levam ao público antes e depois de se tornarem homens e mulheres públicos. A capacidade de eles esquecerem os compromissos acontece mais vezes. Porém nós o povo não nos esquecemos mais como antigamente. Podemos estar bem com nosso interior, pois isso depende somente de nós mesmos. Não nos sentimos mais constrangidos de dizer as nossas idéias e defendê-las com ardor. Temos a sensação de liberdade mais intensa quando, sentimos a brisa em nosso rosto e caminhamos decididos e soltos e absortos em nossos pensamentos. As nossas emoções são explicitadas. As nossas cobranças vão juntas com a nossa vontade de partilhar, de colaborar, de participar. Nossos erros podem ser por ações e não omissões. Gostamos mais dos silêncios a nosso tempo. Sabemos lidar melhor com o outro em várias versões. Gostamos mais de aprender, sobre tudo. Temos criatividade e motivação renovadas sempre. Procuramos ser felizes, dar felicidade, viver para receber o tempo de felicidade e poder proporcionar felicidade, alegrias e realizações.
Quando essa fase é ultrapassada chega a de contemplar os feitos e viver somente de afeto dos entes queridos e seguir talvez quem saiba um hobby; passeios, tranqüilidade e lazer, dormindo sem preocupações e acordando feliz e agradecido pela vida com uma coleção de lembranças..
Quando vivemos a vida nas épocas certas temos a certeza absoluta de não precisarmos dizer: PENSEI ERRADO.
Que o final de ano seja repleto de grandes momentos de muita paz, fé, alegrias renovadas e partilha!
Que Deus Menino Rei nos faça melhores e que nasçamos para a espiritualidade mais completa de pedir e agradecer e doar. Rezemos pelos nossos mortos. Que 2011 possa ser o ano que sonhamos, lutemos para isso: Mais Igual Próspero e Feliz! Com Deus e Amor em nosso coração. E, esperança de uma Administração Municipal voltada para as necessidades da população e capaz de receber, ouvir e dialogar na busca do melhor, para nosso querido povo e Brumadinho também!
Com muita alegria e emoção estou lançando meu livro: “FRANGMENTOS DO MEU CORAÇÃO...CONECTADOS!” Abram seus corações e me acolham, obrigada.

Margarida de Mello Silva - Administradora de Empresas, CRA 32988, MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Mediadora e Árbitra pela CBMAE, Especialização em Administração Pública - INFOCO, Consultora, Analista Político/Social, Escritora, Poeta, Voluntária - Presidente da Associação Comunitária AMAVSASC, Trovadora, Aprendiz de todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário