Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011



INHOTIM


III Mostra Cultural encerrou o ano de 2010


Bandas e corais de Brumadinho levaram música e encanto para mais de 3 mil pessoas


Entre os dias 26 de novembro e 23 de dezembro de 2010 cerca de três mil pessoas, segundo a Assessoria de Imprensa de Inhotim, assistiram às apresentações de dança e música da terceira edição da Mostra Cultural, promovida pelo Instituto. O evento, realizado em Brumadinho, Betim e Belo Horizonte, apresentou o resultado do trabalho desenvolvido pelo programa Brumadinho Musical durante todo o ano, um projeto idealizado pela Diretoria de Inclusão e Cidadania da instituição.
Se apresentaram os corais Inhotim Encanto, os alunos da Iniciação Musical das bandas de música parceiras do programa Brumadinho Musical, grupos de teatro, de dança, da comunidade de Marinhos e o grupo Moçambique da Comunidade Quilombola de Sapé. “É legal participar de uma banda e ser admirado por todos”, contou Caio Jeferson de Sales, de 15 anos, que toca saxofone na banda Nossa Senhora da Conceição, uma das parceiras no projeto. Duas novidades marcaram esse momento, a estréia do Coral de Funcionários Inhotim Encanto e o lançamento da primeira publicação do Programa Brumadinho Musical, intitulada ‘Inhotim dá o Tom’.
O empresário Bernardo Paz, idealizador do Instituto, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido. “Isso é só o começo. Estamos no caminho certo e ainda temos muito a fazer na área musical com esses jovens talentos. Temos que crescer e fundar a orquestra aqui em Brumadinho”, afirmou. Paz se refere á criação de uma Orquestra Sinfônica em Brumadinho. A diretora de Inclusão e Cidadania, Roseni Sena, explica que esse desejo é muito forte dentro do Instituto, por isso foi criado o programa Brumadinho Musical. “Em dois anos pretendemos formar esses profissionais e dar vida à orquestra”, ressaltou.


O encerramento da Mostra aconteceu no Inhotim, na véspera do Natal, com a encenação da peça teatral ‘A Passagem – Morte e Renascimento’, produzida e dirigida pelo grupo de teatro da instituição.


Inhotim Encanto


Para permitir o acesso ao canto por pessoas de todas as idades, o Instituto Inhotim criou, em abril de 2007, o Coral Infantil. Em seguida, foram criados o Coral Juvenil e o Coral Adulto Inhotim Encanto. A parceria com a Fundação Madrigal Renascentista, Prefeitura de Brumadinho e a Corporação Musical Banda São Sebastião, permitiu não só aulas de preparação vocal como a apresentação de todos os trabalhos realizados ao longo do ano. Em sua terceira edição, a Mostra Cultural é a prova de que o investimento em música é uma aposta do Inhotim para transformar a vida de crianças, jovens e adolescentes.


Flor-cadáver desabrochou em Brumadinho
A espécie floresceu pela primeira vez na América Latina e virou notícia em todo o mundo


A flor que é considerada a planta mais mal cheirosa do mundo desabrochou em Brumadinho, no dia 19 de dezembro de 2010. Ela faz parte do acervo do Jardim Botânico Inhotim e é, segundo informou Renata Amorim, jornalista do Instituto, a única espécie adulta da flor cadáver existente na América Latina.


O fenômeno, que chamou a atenção do mundo inteiro, demorou 10 anos para acontecer e durou apenas três dias. A flor chegou a 1,78m de altura e exalava um odor descrito como uma mistura de açúcar-queimado com peixe podre, capaz de atrair moscas e besouros, por isto o nome cadáver.


Presente da natal


As sementes da espécie cientificamente denominada Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang foram enviadas ao curador botânico do Inhotim, Eduardo Gonçalves, há 10 anos. “A planta entrou em dormência há cerca de três meses e resolveu florescer em dezembro. A surpresa foi muito grande, foi um presente de Natal”, comemorou.
Ainda de acordo com Gonçalves, a planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata. Além disso, produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. “Esta planta nunca produz flores e folhas ao mesmo tempo”, contou.
O florescimento da planta foi transmitido ao vivo pelo site do Inhotim, que chegou a mais de 10 mil acessos em apenas um dia. Os visitantes que estavam no Instituto neste período também puderam conhecer de perto a exótica flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário