Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011
Margarida lança seu primeiro livro

Margarida de Mello Silva, articulista do jornal de fato, acaba de lançar seu primeiro livro, “Fragmentos do Meu Coração... Conectados!”, com o subtítulo “Meu Terceiro Setor”. “Fragmentos do Meu Coração... Conectados!” traz um conjunto de poesias da autora, além de uma introdução, um “prólogo”, algumas fotos  e “uma dúzia” de trovas. Na contracapa, o livro traz a “fala” da educadora e autora do Hino de Brumadinho, Maria Zilda Andrade, a D. Zilda; do Professor Reinaldo Fernandes; e do “Grande Mestre”, escritor, poeta e trovador, Paulo Viotti.   

O trabalho

“Escrevi estes versos sem corrigir, somente por sentir quero repartir e disse o que queria dizer por prazer, sem postergar de tudo o meu passado, mas principalmente por viver o presente”, registra a autora à página 4.  E é assim o seu livro, cheio de lembranças – dos amigos, da família, com um carinho enorme aos pais falecidos (d. Yolandina e seu Eduardo), às irmãs, aos filhos -, carregado dos sentimentos interiores, “Fragmentos” reunidos no dia a dia, nas noites de insônia, em viagens, das angústias derivadas dos políticos, “do silêncio do coração que ama e se alegra”.
As poesias de Margarida falam de amor, de saudade, do passado e do presente, “de tudo o que o tempo guarda”, “da porta que não se abre” (“Desalento”).
Em “Ausência”, a autora retrata esse “cotidiano sem preenchimento”, essa lembrança “sentida, doída, gritante”.
A reconciliação está em “Volta”: “Mas tem hora que mesmo ferido / Buscar o colo da amada /Ainda que pareça diminuído / Será à volta desejada!”
Em “Alegria”, um agradecimento/homenagem ao jornal de fato: “E foi assim que me encontrei e /Ela grudada DE FATO em mim ficou / Alegria, alegria,alegria! /Feliz eu sou!”
Em “Solidão”, um desejo: “... que nada seja em vão!”.  “Festa na roça” traz a simplicidade e a saudade dos bons tempos das festas de São João, mas as festas das casas, tipo aquela da casa do Sr. Pedro Sete, regadas a canjica, quentão, broa de fubá, gente andando descalço nas brasas da fogueira e muita reza. “A sanfona toca / E você me dá a mão”, “abraço apertado e beijo bom”.

Política e esporte

Não faltou também em seu livro, “Coisas do Lula”, o operário que deixou a Presidência e entrou para a História como o maior de toda a República, com 96% de aprovação popular, “simples, porém bobo, não. Comum na aparência, astuto na colocação. Sábio na fala mediana, um grande coração”. O homem do povo que “as nações aplaudiram”. E não faltou uma homenagem ao Cruzeiro Esporte Clube, seu time do coração, em “Constelação”.
Outras já são conhecias dos leitores, participantes premiadas em concursos do jornal de fato, como “Fragmentos”, “Entardecer” e “utopia ou Hoje não quero olhar as estrelas...”

“Saudade”

“Saudade” é das mais bonitas dos fragmentos conectados do coração de Margarida. Ali está a presença do pai e de seus ensinamentos de pai. Um ensinamento dividido pela autora com seus leitores, uma lição para que cuidemos de nossos filhos e que lhes ensinemos o que vale a pena, o que importa, a herança que nunca se acaba: o otimismo, a alegria, o perdão, a paciência (“de saber esperar, mas não parar”), a luta (“lute pela felicidade”), a gratidão (“ganhe o mundo, mas não se esqueça da gente”), a reflexão (“filosofar e declamar”), a hombridade (“não busque atalhos para facilidade”). Sua bênção, seu Eduardo!     

Ficha técnica

“Fragmentos do Meu Coração... Conectados!” foi lançado pela Emil Editora, com 57 páginas, com capa e ilustrações eletrônicas da autora; organização e formatação de Yolanda de Mello Silva Friche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário