Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011
Ney Matogrosso discute hanseníase e preconceito em Betim

O cantor Ney Matogrosso não é apenas uma das mais belas vozes e um dos maiores intérpretes da música popular brasileira. É, também, um aguerrido militante do Movimento Nacional de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). A Hanseníase é conhecida popularmente como lepra e sempre foi – agora menos – alvo de intenso preconceito e discriminação.  O cantor participou ativamente do 18º Concerto Contra o Preconceito, realizado pela Prefeitura de Betim, na semana de 23 a 30 de janeiro. No dia 28, sexta-feira, o artista participou de almoço em Santa Izabel com ex-internos da colônia. No mesmo dia, Ney Matogrosso fez parte da mesa do 2º Seminário de Enfrentamento da Hanseníase- Descentralizar para Combater, no Centro Administrativo Municipal, ao lado de especialistas, lideranças, profissionais da saúde e ex-internos de Santa Izabel, às 14 H. No evento, Ney Matogrosso, elogiou os avanços da saúde pública no tratamento e discussão dos problemas da Hanseníase em Betim e declarou. “Eu quase desisti desta história. Não vamos acabar com o preconceito se não acabarmos com a falta de informação e ignorância”, disse.
Às 16h30, o artista participou de entrevista coletiva com a imprensa. No início da noite, Matogrosso recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Betim, indicado pelo vereador Vila (PT) por sugestão da comunidade Santa Izabel, que reconhece o engajamento do cantor nas ações do Morhan. O artista encerrou sua participação no sábado à noite, quando ele deu belíssimo show na Praça da Matriz, em Citrolândia.

Histórico

Há mais de dez anos Ney Matogrosso participa de palestras, visitas a colônias e campanhas publicitárias contra o preconceito que historicamente segrega pessoas atingidas pela hanseníase. Para o Morhan, a vinculação da imagem do artista à causa da hanseníase favorece um imaginário positivo da doença, aumentando a autoestima dos ex-pacientes.
O 18º Concerto Contra o Preconceito foi uma promoção do Morhan e da Prefeitura de Betim, através da Funarbe, e faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Preconceito, celebrado no dia 30 de janeiro. Todas as atividades terão entrada franca. Em Brumadinho foi colocada uma faixa no Centro da cidade, celebrando o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário