Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Edição 120-Janeiro/2011



Vale e Prefeitura promovem Visita Técnica na Estação Conhecimento

As obras ainda estão na fase inicial, com apenas da conclusão de sua primeira etapa: campo de futebol, pista de atletismo e edifício educacional. Para o primeiro semestre de 2011, está prevista a conclusão da piscina semi-olímpica, quadra coberta, vestiários, edifício profissionalizante - onde serão realizados cursos de informática, hotelaria, construção civil e serviços, além de um teatro com cerca de 200 lugares. Mas isso não impediu que a mineradora Vale, responsável pela construção, e Prefeitura Municipal marcassem uma visita técnica para o dia 17 de dezembro, 72º aniversário de emancipação do município.
As Estações Conhecimento são Núcleos de Desenvolvimento Humano e Econômico - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) - e são constituídas neste modelo para proporcionar a participação direta da comunidade. A iniciativa é da Fundação Vale, braço “social” da mineradora. Segundo a Assessoria de Imprensa da Vale, a proposta é que estes espaços sejam pólos de referência local, por meio de atividades promotoras do desenvolvimento cognitivo, emocional e físico, de forma integrada. Na perspectiva econômica, a Estação Conhecimento estimula o fortalecimento das cadeias produtivas locais. A proposta é deixar para os municípios um legado de conhecimento sistematizado e institucionalizado, a fim de contribuir para o desenvolvimento da população, a longo prazo, até quando a mineração não estiver mais presente na região.
Localizada na entrada da cidade, na MG 040, a Estação ocupará uma área de, aproximadamente, 49 mil metros quadrados e contará com complexos esportivo, cultural e educacional, além de um edifício de apoio administrativo.


Seleção de atletas


A partir da última semana do mês de novembro até 10 de dezembro, a Estação Conhecimento Brumadinho (EC) recebeu as inscrições de crianças e jovens interessados em participar das atividades esportivas de natação, atletismo e futebol. Os candidatos deveriam ter entre 10 e 18 anos para as modalidades de futebol e atletismo e de 6 a 18 para natação. Para participarem da seleção, os interessados preencheram a ficha disponível em um dos postos de inscrição, espalhados por todo o município, inclusive na área rural. Foram recebidas mais de 2 mil inscrições para um total de 700 vagas.


Testes


Os testes acontecem em 7, 8 e 9 de fevereiro de 2011, das 8h às 18h, fase eliminatória. Nos dias 10 e 11 de fevereiro será divulgada a lista com os nomes dos alunos aprovados para a segunda fase (etapa classificatória). A divulgação será feita no site da estação (http://ecbrumadinho.com.br) e nas secretarias das escolas estaduais, municipais e particulares. Os alunos classificados também receberão o resultado por e-mail, caso o tenham cadastrado na inscrição. Em 14 e 15 de fevereiro acontece a fase Etapa classificatória - habilidades específicas, com resultado no site a partir do dia 16 de fevereiro.


Formação dos Profissionais da Estação Conhecimento


A Estação conhecimento também já está treinando os profissionais que atuarão com as crianças e jovens. É o que garante a Assessoria de Imprensa da Vale. Estão sendo preparados seis professores de educação física, três profissionais de serviços administrativos, dois de serviços gerais, duas cozinheiras, dois seguranças e três técnicas - pedagoga, psicóloga e assistente social.
A equipe foi formada por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Brumadinho, que se responsabilizou pela disponibilização da equipe e pelo fornecimento de transporte e alimentação para as crianças matriculadas na Estação Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário