Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 17 de abril de 2011

Edição 122-Março/2011
INHOTIM
Instituto lança programa Amigos do Inhotim
Programa tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade do local

No feriado de carnaval, o Instituto Inhotim lançou o Amigos do Inhotim, um programa de benefícios que apóia a arte, a cultura e o meio ambiente através de uma contribuição anual de seus participantes. "Garantir o acesso a um patrimônio cultural, social e ambiental como o Inhotim se coloca, cotidianamente, como um enorme desafio para a instituição. Por isso foi criado este programa cujos recursos serão totalmente revertidos para a manutenção do Instituto", afirmou o diretor executivo do Inhotim, Hugo Vocurca. “
Este lugar, que teve início como uma iniciativa particular, tornou-se um espaço público. A instituição responsável é o Instituto Inhotim, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP” complementa Vocurca.
Durante o feriadão de carnaval, as pessoas que visitaram o Instituto puderam conhecer e se inscrever no programa. Ao aderir ao Amigos do Inhotim, o participante tem acesso ilimitado ao Instituto durante um ano, recebe desconto de 10% nos restaurantes e na loja, ganha cortesias para convidados, entre outros benefícios. O programa contempla diversas categorias, desde estudante (R$ 75 por ano) até patrono (R$ 10.000 por ano), e os benefícios variam de acordo com a categoria escolhida.  O valor contribuído poderá ser inclusive, deduzido na declaração de Imposto de Renda.
As inscrições para participar do programa podem ser feitas na recepção do Inhotim e também pelo site www.inhotim.org.br.

Artesãos de Brumadinho aprendem cerâmica no Inhotim
Curso de dois dias ensinou as técnicas básicas para aplicar em artesanato

Artesãos de Brumadinho e região aprenderam as técnicas básicas de cerâmica em curso ministrado no Inhotim durante os dias 21 e 24 de março, no Centro de Educação e Cultura Burle Marx. A iniciativa é fruto da parceria entre a Arteminas e a Diretoria de Inclusão e Cidadania do Inhotim, e visa fortalecer o artesanato da região, promovendo a integração dos artesãos de diferentes grupos e estimulando a geração de valor agregado para o trabalho dos mesmos. “Este foi um curso introdutório, mas a intenção é que a turma continue se aperfeiçoando e as pessoas possam dar continuidade comercial ao trabalho. Vários funcionários do Inhotim também manifestaram interesse em participar do curso, então estamos analisando a possibilidade de ofertar mais aulas no futuro, tanto no nível introdutório quanto para turmas mais avançadas”, conta Sálvio Calicchio, designer da Arteminas, que ministrou o curso.
Edna da Silva, artesã da região de Aranha, e Aparecida Ferreira, de Parque da Cachoeira, já trabalham com tricô e crochê e estão restaurando atualmente as redes que compõem a obra Cosmococa CC5 – Hendrix-War, de Hélio Oiticica & Neville D’Almeida, exposta no Inhotim. Convidadas a participar do curso de cerâmica, avaliaram positivamente a experiência: “O curso é excelente, pena que é rápido! Tenho interesse em aprender mais, me identifiquei bastante com essa técnica”, comenta Edna. “A troca de experiências entre os alunos, que já dominam técnicas diferentes de artesanato, foi muito positiva”, reforça Sálvio.

Saritur começa a operar linha para Inhotim de terça a sexta-feira

O Inhotim ganhou uma nova linha de ônibus durante a semana. Desde o dia 05 de abril, a empresa Saritur passa a operar a rota Belo Horizonte – Inhotim – Belo Horizonte também de terça a sexta, e aos sábados, domingos e feriados, como já acontecia. O coletivo faz a viagem sem paradas durante o trajeto da rodoviária da capital mineira até o Instituto, em cerca de 1h30. A nova linha busca atender a uma grande demanda de visitantes que o Inhotim recebe nos dias úteis e é resultado da boa procura pela rota nos finais de semana.
De terça a sexta-feira, o ônibus com destino ao Inhotim sai da Rodoviária de Belo Horizonte (plataforma F2) às 9h e retorna às 16h30. Nos finais de semana e feriado, o horário de retorno para a capital é às 17h30. As informações são de Isabela Marschner, de Inhotim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário