Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de maio de 2011

Edição 123-Abril/2011
 “Abraço à Serra da Moeda” reuniu milhares no Topo do Mundo

Em torno de umas 2000 pessoas fizeram o “Abraço à Serra da Moeda” no último dia 21 de abril, feriado nacional e quinta-feira da Semana Santa. Moradores da sede de Brumadinho, dos condomínios fechados, dos povoados próximos a Serra; de Belo Horizonte, Moeda e outras cidades vizinhas participaram do protesto. A atividade fez parte da luta em defesa da Serra, especialmente contra a empresa de mineração Ferrous.
O lugar chamado de “Topo do Mundo”, na divisa de Brumadinho e Belo Horizonte, ficou cheio das mais variadas “caras”: religiosos, crianças, jovens, adultos, ambientalistas, agricultores, quilombolas. Não faltaram também autoridades como o deputado estadual Rogério Correia (PT) - 389 votos em Brumadinho na última eleição -, a vereadora Lilian Paraguai (PT), os Padres Walterson e Vicente, dentre outros. Dezenas de faixas estendidas pediam proteção da montanha, suas águas e seu povo, hoje ameaçados por um ambicioso projeto de exploração mineral da empresa Ferrous Resources do Brasil. 
“O evento acontece a quatro anos no dia em que se comemora o ícone da Inconfidência Mineira, Tiradentes, por representar a luta histórica dos mineiros contra a exploração das nossas riquezas naturais, fato que ainda perdura mesmo após 219 anos da morte do mártir da Independência”, explicam os organizadores.
O movimento reivindica a implantação do Monumento Natural da Serrinha, unidade de proteção integral, instrumento legal que viabilizaria a efetiva preservação da vida na Serra.

Desrespeito da Ferrous

Os organizadores do “Abraço” reclamam do que chamam de desrespeito da Ferrous Resources do Brasil. “A Ferrous, desde que anunciou seus planos de reativação da Mina Serrinha, localizada na Serra da Moeda e que está com a operação interrompida há mais de 15 anos, vem tratando as comunidades de Brumadinho de forma desrespeitosa, se negando a prestar informações sobre a estruturação do seu empreendimento, tentando cooptar moradores locais por meio da promessa de empregos e, sobretudo, ocultando informações relativas ao projeto que está em curso no Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM”, denunciam.

Animação

Diante de uma belíssima vista de Brumadinho, as pessoas não apenas deram o Abraço simbólico na Serra como também puderam ver roda de capoeira e ouvir cantoria de mulheres remanescentes de quilombo de Marinhos. Não faltou também a boa música de Rei Batuque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário