Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de maio de 2011

Edição 123-Abril/2011
Editorial
Eleições 2012: começou a corrida!

A CP2 Consultoria Pesquisa e Planejamento Ltda esteve em Brumadinho no último final de semana. Objetivo: fazer uma pesquisa sobre os prováveis candidatos a prefeito e a vereadores de Brumadinho em 2012. Isso quer dizer que o processo eleitoral do próximo ano realmente começou!
Na pesquisa induzida para prefeito (aquela em que o entrevistador apresenta os nomes ao entrevistado) foram colocados os nomes de Nara Paraguai (PT), Tunico Brandão (PSDB), Zé Paulo (também do PSDB), Emílio Jardim (DEM) e de Nenen da Asa (PV). Isso quer dizer que, quem encomendou a pesquisa – provavelmente o próprio prefeito – trabalha com a ideia de que esses serão os possíveis candidatos, ressalvando a possibilidade de, no PSDB, a escolha ficar entre Tunico Brandão ou Zé Paulo.
No entanto, a um ano e meio das eleições, a pesquisa apenas captará um sentimento momentâneo de parcela do eleitorado.
Nos bastidores – o que nem sempre é levado em conta na hora da encomenda da pesquisa -, a conversa segue um pouco diferente. Há um sentimento bastante generalizado no meio político de que a estratégia para derrotar o prefeito passa pela união de todas as forças que atualmente – ou supostamente – se opõem ao prefeito, colocando no mesmo barco PSDB, PT, PTB, PR, PRP, PMDB (o do Tunico da Bruma; o de Breno Carone e o de Tunico Brandão). Porém, se há muita conversa, não há consenso. Depois dos dados da última eleição municipal, resultado da coligação PT/PSDB, não se sabe se Nara Paraguai (pré-candidata do PT) entraria numa nova coligação com esse partido, além de que a petista dá mostras de que seu desejo é ser candidata a prefeita e não a vice. Já o PMDB vive uma confusão, com saídas para o PSDB e para o PRP e já nem se sabe quem ficará com Breno Carone. Tunico da Bruma continua firme. Mesmo impedido de ser candidato, faz balão de ensaio com outro nome e organiza o PR de Jaiminho Martins. Outra linha de pensamento argumenta que o prefeito está muito desgastado, em função do IPTU abusivo, da falta de obras significativas e por não ter cumprido quase nada de suas promessas de campanha. Nesse sentido, somando-se às pesadas denúncias de corrupção contra ele e a investigação delas, o prefeito pode mesmo não chegar ser candidato e ter de ser substituído por alguém de seu grupo, tarefa difícil, uma vez que não há nomes de destaque além do seu.
Há, ainda, o PDT de Carlinhos do Brumado, Hideraldo e Arnaldo Santana. E como na política surpresas é o que não faltam, podem surgir novos nomes: troca de nome dentro do partido; indicação de nome de um partido por outro partido ou grupo; e por aí afora. Verdade é que outros nomes podem surgir pois o que não faltam são pessoas com desejo de disputar a prefeitura, especialmente se se aumentar o sentimento de que Nenen da ASA está desgastado e não será o páreo duro que foi em 2008.  
Por enquanto, enquanto os políticos se articulam, vamos comemorar o Dia das Mães. Que esse dia seja feliz para todos. Especialmente, para todas!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário