Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 17 de maio de 2011

Edição 123-Abril/2011
Outdoors irregulares: Sai Inforshow, entra Prefeitura
Fiscais da Secretaria de Meio de Ambiente são transferidos para a Secretaria de Obras para resolver “problemas” internos

Em sua última edição, o jornal de fato publicou uma matéria com o título “Prefeitura permite outdoors irregulares”. Na matéria, o jornal informava sobre as placas de outdoors colocadas irregularmente na cidade, em locais públicos. A matéria lembrava que a colocação das placas em local público mostrava “mais uma vez, a promiscuidade entre o Poder Municipal e a iniciativa privada” em Brumadinho.

Inforshow

O jornal de fato informou que as placas pertenceriam à “empresa Inforshow, do ramo de informática e que oferece acesso à internet”, que pertenceria ao prefeito municipal, informação que a reportagem não conseguiu comprovar. No pátio da Faculdade ASA – que pertence à família do prefeito – também existia um outdoor da Inforshow, assim como no trevo na entrada da cidade.

Sai Inforshow, entra Prefeitura

As propagandas presentes nos outdoors em questão, que eram todas da empresa Oliveira e Andrade Informática Ltda, a Inforshow, foram todas substituídas. Em todos eles, no lugar, foram colocadas propagandas da Administração Municipal. Além desses, as tais propagandas da Administração foram colocadas também em um outdoor em um lote próximo à Igreja do Belo Ramo e em outro, dentro do espaço público da Policlínica Municipal. 

Depósito de carros do DETRAN

No bairro Progresso, um outdoor foi colocado no passeio público. O outdoor era pra ser colocado dentro do pátio – também público – que serve atualmente como depósito de carros apreendidos pela Polícia. É o que informou à reportagem do de fato o Sr. José Cruz, responsável pelo local. Segundo ele, a moça que o procurou dissera que o Cid dissera a ela para instalar a placa dentro do pátio mas ele, Zé Cruz, não permitiu. Cid é Alcimar Barcelos, irmão do Prefeito e Secretário Municipal de Governo e de Obras. 

Demissão de Quintino Amaral: briga dentro de casa

O de fato apurou que Quintino Vargas Amaral não é mais o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA. Teria sido demitido pelo Prefeito Municipal. O estopim da demissão seria o fato de Sr. Quintino Amaral ter mandado fiscalizar a colocação dos outdoors na cidade. Após tomar conhecimento da fiscalização, o Prefeito teria convocado Amaral, dito que as placas pertencem ao seu irmão Alcimar Barcelos, o Cid, e que, por isso, a Secretaria não deveria fazer a fiscalização. Recebemos ainda a informação de o prefeito teria remanejado os fiscais da SEMA para outra secretaria.
Falando ao de fato, Amaral confirmou que “a Secretaria de Meio Ambiente, através da Fiscalização de Posturas Municipais, notificou e autuou a empresa Inforshow por uso irregular de outdoors” e que, “durante a fiscalização, não foi possível conhecer a empresa proprietária das placas (estruturas), porque nelas não havia qualquer identificação, seja na frente ou no verso”. Segundo o ex-secretário, “como a Inforshow não atendeu à notificação para retirada das placas, o auto de infração foi enviado via AR, de modo que também não se conseguiu maiores detalhes através da autuada, mesmo porque ela ainda não protocolou sua defesa”. Quintino desmentiu a informação sobre o proprietário das placas: “o Senhor Prefeito não se pronunciou a respeito da propriedade das placas (estruturas)”. Mas confirmou o remanejamento de fiscais. “A transferência foi da Fiscalização de Posturas Municipais, da Secretaria de Meio Ambiente, para a Secretaria de Obras, perfazendo três fiscais. O curioso, no caso, é que, quem comanda a Secretaria de Obras é exatamente o suspeito de ser o proprietário real das placas, ou seja, o irmão do prefeito, Alcimar Barcelos, o Cid. Transferindo os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente para a de Obras estaria “resolvido” o problema da fiscalização das placas supostamente da Oliveira e Andrade Informática Ltda, a Inforshow.
O novo secretário deve ser Ernane Parreiras, aliado do prefeito que tem, entre suas funções, a de ir à Câmara defendê-lo de acusações, como Ernane Parreiras fez no tempo da discussão do IPTU abusivo de 1712% de aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário