Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de junho de 2011

Edição 124-Maio/2011
Editorial
Mais um Dia Mundial do Meio Ambiente

Brumadinho vive uma intensa semana do meio ambiente, como vem acontecendo nos últimos anos. De um lado, o Inhotim; do outro, a Prefeitura; empresas como a Vale também não deixam a data passar em brancas nuvens. São boas notícias. O Inhotim, dentre outras atividades, inaugurou o Viveiro Educador; a Administração Municipal discutiu sobre a dengue, distribuiu mudas, falou sobre horta etc.
Mas há também as más notícias. A Tejucana Mineração, operando ilegalmente, detona o Córrego do Barro e, por extensão, o Paraopeba; a Administração Nenen da ASA (ironicamente do Partido Verde) não plantou árvores nessa semana, coloca faixas nas que existem, ferindo-as e ainda cortou pela metade uma palmeira em rua do bairro de Lourdes e não há uma explicação ao menos razoável para tal atitude e, o pior, demite o secretário de meio ambiente, entre outras razões,porque a Secretaria multava infratores e o prefeito (ironicamente do Partido Verde) discorda disso.
No entanto, talvez o mais importante não seja o que os ocupantes de cargos públicos ou as instituições façam. Talvez, o mais importante nesses tempos de Dia Mundial do Meio Ambiente seja perguntar a nós mesmos: e nós, o que vamos fazer no nosso dia a dia?  Vamos fazer um ato político como os moradores de Casa Branca, preocupados com a Vale e a água da região? Vamos questionar a Ferrous, como os moradores de Toca de Cima? Vamos diminuir o nosso tempo de banho? Vamos parar de queimar o mato da capina de nosso quintal? Vamos cobrir todo o nosso lote de cimento ou vamos deixar espaços para a água da chuva penetrar e não ir toda para o rio para causar enchente? Vamos fazer coleta seletiva ou vamos mandar tudo para o novo aterro sanitário para saturá-lo e obrigar o poder público a criar mais um, e mais um, e mais um...?
A nossa proteção, ou seja, a proteção do meio ambiente – ou você é daquele que acha que nós não somos parte integrante dele? – depende de cada um e de todos nós. Como diria Leonardo Boff, uma das personalidades que mais tem discutido ecologia nos últimos 20 anos, “ou nos salvamos todos ou nos perdemos todos”.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário