Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de junho de 2011

Edição 124-Maio/2011
Brumadinenses lançam terceiro livro neste ano
“Prosas e Versos escolhidos – Manifestações de Sabedoria e Alegrias” é de autoria de Paulo Viotti, Ary Viotti e Douglas Fernandes

O dia 14 de maio marcou o lançamento de mais um livro em Brumadinho. Quem voltou à cena foi o INCINE – Casa de Cultura –, através do seu representante maior, Paulo Viotti, um dos autores. Desta vez, Viotti vem acompanhado de dois outros autores, Ary de Magalhães Viotti Neto e Douglas Koscky Fernandes. É o terceiro livro lançado em Brumadinho neste ano. Anteriormente foram lançados Fragmentos do meu coração conectados, de Margarida Melo; e Réquiem para Inhotim, de Valdir de Castro Oliveira.
O evento de lançamento aconteceu no Restaurante Nossa Fazendinha e contou com a presença de umas quarenta pessoas, entre artistas, amigos e membros do INCINE.
O evento foi apresentado pelo editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes. Entre a leitura de um trabalho e outro, o público pôde ouvir músicas interpretadas por dois artistas mirins, Augusto Gomes Dias e sua irmã, Raíra, acompanhados pelo violão de Amadorzinho ou pelo próprio Augusto. 

A obra

“São trabalhos de qualidades literárias originais e, ao mesmo tempo, profundos e divertidos”, garante o mais brumadinense dos autores, Paulo Viotti. “O leitor pode apreciar nesta obra, composta pelo estro de três poetas, redondilhas transbordantes de criatividade, feitas por corações plenos de amor e poesia”, escreveu Zeni de Barros Lana, da UBT (Academia Brasileira de Trovas ) – BH.
O livro é composto de três partes, cada uma delas de um dos autores. A primeira parte traz trovas de Paulo Viotti. Ora líricas, ora filosóficas, ora muito engraçadas, assim são as trovas. Como a que diz: “Mas era tanta a mania/ de zelar pela pureza/ que a professora cobria/ até as pernas da mesa!”
Douglas Koscky Fernandes apresenta poemas, muito deles com a forte presença da questão da terceira idade (o poeta está com 85 anos) – e muita referência à sua terra natal, Diamantina. Traz também “causos” do dia-a-dia, muitos envolvendo sua família.
A apresentação dos poemas de Ary de Magalhães Viotti Neto é feita por Sílvia Araújo Motta, presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa. Segundo ela, a originalidade da obra de Ary Viotti – primo de Paulo Viotti – “não perde a depuração formal, pois cuida bem da linguagem e dos temas”. No trabalho de Ary, o que pode-se perceber é a boa escolha que faz das palavras, quase sempre buscando a mesma rima em todo o poema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário