Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 14 de junho de 2011

Entre os dias 17 e 22 de maio o Instituto Inhotim ofereceu uma programação diferenciada em comemoração à 9ª Semana Nacional de Museus. Este ano, o tema do evento foi Museu e Memória. Em Brumadinho, as atividades aconteceram no Instituto Inhotim, e também na Praça da Rodoviária, no centro da cidade. As ações foram preparadas pelas equipes de Arte e Educação, Educação Ambiental e Inclusão e Cidadania.
A Semana Nacional de Museus foi criada em 2003 e, desde então, já conta com mais de nove mil eventos em todo o país. O evento tem se tornado um efetivo instrumento de divulgação dos museus ao convidar todos os brasileiros a refletir, discutir e compartilhar experiências sobre temas da contemporaneidade.

Instituto participa do 4° Festival Nacional de Corais
Com repertório eclético, participantes tiveram oportunidade de desenvolver potencialidades sem competitividade

Entre os dias 20, 21 e 22 de maio aconteceu a 4° edição do Festival Nacional de Corais nas cidades de Betim e Brumadinho. O evento foi promovido pela Associação Cultural Canto Livre de Betim em parceria com o Instituto Inhotim, a Prefeitura Municipal de Betim e com a ONG Missão Ramacrisna.
O Festival reuniu coros de várias partes do Brasil. Este ano as apresentações aconteceram no Inhotim e em quatro lugares da cidade de Betim: Parque Ecológico Vale Verde, Igreja Batista Nova Canaã, auditório do Centro Administrativo e Pátio do Museu Paulo Moreira Gontijo.
O evento tem como objetivo a confraternização e disseminação do canto coral, enfocando a música como grande elemento de transformação social. “É um projeto que leva em conta a possibilidade da reunião familiar, desde os avós até os netos menores, realizado em ambiente de cordialidade e urbanidade. O repertório é eclético, dando-se aos participantes a oportunidade de desenvolver as suas potencialidades sem competitividade”, afirma o maestro Daniel Andrade.
O evento difere de alguns outros por permitir que os corais utilizem ferramentas para auxiliar na qualidade musical do grupo como playbacks de fundo, encenações teatrais e utilização de técnicas de teatro para melhor compreensão das mensagens por parte do público. 
Em Brumadinho, as apresentações aconteceram nos dias 21 e 22, sábado e domingo, com a presença do Coral de Funcionário do Inhotim, Coral Infantil Inhotim Encanto; Corais do INSS, Claridade Musical, dos Correios, Madrigal Vacabillis, Julia Pardini, Coral da Fale, do Centro Administrativo, todos de Belo Horizonte; e ainda Coral Unimed Betim, Coral da Comunidade AABB de Betim e Coral Encanta Rio 2, da Barra da Tijuca, R J.
Os corais de Brumadinho (Coral Adulto Inhotim Encanto, Coral Juvenil Inhotim Encanto) apresentaram-se também em Betim.
As informações são de Renata Amorim, de Inhotim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário