Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Edição 125-Junho/2011
Corporação Musical Banda Santa Efigênia

A Corporação Musical Banda Santa Efigênia foi idealizada por Sr.José Maria Bibiano, figura conhecida e respeitada em toda Brumadinho por seu conhecimento e gosto pela cultura. Sr.José Maria ensinou a filhos e netos o gosto pela cultura de Minas Gerais e por bandas de música, mas infelizmente não pode assistir à concretização do seu sonho, pois a Banda Santa Efigênia só foi fundada em 23 de julho de 2003, fundação esta graças ao imenso esforço de toda Família Bibiano. Seu 1º maestro foi Eleônio Ribeiro da Cruz, músico da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais.  Pela Corporação Musical Banda Santa Efigênia passaram-se mais 03 maestros: Júlio Santos, Gleison Queiroz e Francisco Alves Filho o Xikim, sendo este último mastro até os dias atuais.
A Corporação Musical Banda Santa Efigênia passou por muitas dificuldades e problemas internos, porém com a dedicação do Maestro Xikim que também na época era músico da banda, esta Corporação pôde então reerguer-se e se colocar entre as mais atuantes do Vale do Paraopeba. Hoje a Corporação Musical Santa Efigênia conta com um número de aproximadamente 30 músicos sendo na sua maioria crianças que entraram através do Projeto do Inhotim de Iniciação Musical, a banda é genuinamente marcial, onde os dobrados são repassados a todas as gerações presentes no corpo musicista da Corporação, o repertório vai de dobrados antigos e melodiosos até às canções modernas e arrojadas da atualidade. A Banda tem sua sede própria cedida pela Prefeitura Municipal de Brumadinho, à Rua Arthur Bernardes, nº.15, Centro. Em parceria com o Inhotim são ministradas aulas de música (teóricas e práticas) de todos os instrumentos de sopro e percussão. A Corporação Musical também tem um grande apoio da diretoria e de todos os familiares dos músicos.

Um comentário:

  1. Srs.
    A banda tem algum CD gravado? se sim, em algum deles tem o dobrado Lira de Ouro? caso positivo como faço para adquirí-lo?
    Meu contato: reginaporto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir