Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Edição 125-Junho/2011
Dicas
Para viver mais e melhor
Por Reinaldo Fernandes

Leia! Ler é a coisa mais importante do mundo!

Leia! Ler é a coisa mais importante do mundo! Vivemos em uma sociedade letrada, com escrita por todos os lados. Daí que a leitura torna-se uma necessidade, uma forma de sobreviver. Mas não é apenas isso!  
“Quem lê vê mais. Ler é colher; e, mais ainda, é reorganizar cognitivamente o mundo. Ler é verbo. E verbo designa ação. Pensar, por exemplo”, garante o professor Darwin Santiago Amaral.
Paulo Francis radicaliza: “Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.”
É a leitura que nos deixa espertos, inteligentes, mais críticos e mais abertos ao diálogo, mais capazes de ver a vida com outros olhos, de sermos mais compreensivos. Ou seja, a leitura nos liberta, nos faz melhores e mais felizes porque nos torna sábios, menos prepotentes. Ela serve para nos tocar o coração, como defende André Maurois: “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”
E ainda serve para conservar nossa memória, aliviar tensões, traz alegrias e felicidade. Nos faz rir, chorar e nos torna mais sensíveis.
Incentivar nossos filhos a ler é dar a eles o que podemos dar de melhor. Nas palavras de Luiz Carlos Cagliari: “A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.”
É isso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário