Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Edição 125-Junho/2011
Pesquisa para candidatas (os) a prefeita (o) de Brumadinho

No último dia 2, a CP2 - Consultoria Pesquisa e Planejamento Ltda -, instituto de pesquisa do jornal O Tempo, de propriedade do ex-deputado Vitório Mediolli (PV) fazia entrevistas em Brumadinho. O assunto eram as eleições municipais de 2012. Curiosamente, a pesquisa trazia dois grupos de indicação para candidatos (as) a prefeito (a). Em um grupo estavam os nomes dos mais prováveis candidatos: Nara Paraguai (PT), Tunico Brandão (PSDB), Zé Paulo (PSDB), Toninho da Rifel (PP), Emílio Jardim (DEM) e Nenen da ASA (PV).
O outro grupo era formado por 7 nomes. Todos os indicados eram secretários municipais do governo de Nenen da ASA: Juca Dornas (Secretário de Desenvolvimento Agrícola), Gute (que era Secretário de Obras), Gu (Secretário de Esportes), Ernane Habdon (Secretário de Fazenda), Caio (Secretário de Turismo) e seus dois irmãos, Sônia Barcelos (Secretária de Educação) e Cid Barcelos (Secretário de Governo).

Encomenda da pesquisa

A pesquisa da CP2 provavelmente foi encomendada pelo prefeito Nenen da ASA (PV). O de fato apurou que o prefeito já havia feito uma pesquisa menor, no início do ano, testando os nomes dos seus secretários. É bem provável que o prefeito – e seu grupo político – tenham percebido que a situação de Nenen da ASA (PV) é muito complicada eleitoralmente e talvez seja melhor ele não ser candidato a prefeito, ou que ele poderá ser impedido pela Justiça de ser candidato, mesmo que queira. Corrobora essa hipótese o fato de o governo de Nenem não ter conseguido cumprir quase nada de suas incontáveis promessas de campanha, como o fim do IPTU para todos, o fim dos 40% de taxa de esgoto da COPASA, o asfaltamento de todas as ruas do Município, a geração de emprego e renda, criação da Guarda Municipal, para citar apenas algumas, e a falta de obras significativas. Além disso, o prefeito sofre uma série de acusações muito sérias, como uso de caixa 2 na campanha de 2008, autoria de uma carta anônima difamando cidadãos honrados, inclusive membros do Judiciário e da Igreja Católica; e compra de votos. As denúncias foram feitas ao Ministério Público Estadual e a outras instâncias, inclusive à Câmara Municipal por um ex-aliado político, Cláudio Teixeira.
Se o prefeito, por uma razão ou outra ou as duas, não puder ser o candidato, o grupo do prefeito precisa ter um “Plano B”, que seria o lançamento de alguém próximo, com a campanha paga pelo Nenen da ASA (PV). Aliás, a única justificativa plausível para se incluir um grupo com apenas secretários municipais numa pesquisa é essa. Até porque nenhum dos 7 nomes colocados na pesquisa é cogitado como pré-candidato de algum partido. 

Pesquisa anterior

Recentemente a CP2 realizou pesquisa para prefeito em Brumadinho, conforme noticiado com exclusividade pelo jornal de fato (ed. nº 123, abril/2011). A mesma pesquisa foi feita e teve seus resultados divulgados em outras cidades da região metropolitana. A de Brumadinho não foi divulgada, talvez porque o prefeito tenha sido muito mal avaliado. De lá pra cá, muita propaganda da administração está sendo feita, como se pode verificar nos outdoors espalhados pela cidade, nos eventos realizados pela Administração e nos vídeos que são exibidos nos locais públicos como Policlínica Municipal e Hospital João Fernandes do Carmo. É provável que o prefeito esteja querendo ver se as propagandas surtiram efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário