Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 13 de agosto de 2011

Edição 126-Julho/2011
Opinião
Juros bancários

Não é novidade que os juros cobrados nas operações bancárias no Brasil estão entre os mais caros do mundo. A ganância dos banqueiros e a ausência de controle efetivo do estado em favor do cidadão são as causas de sofrimento de muitas pessoas humildes.
Na verdade, as instituições financeiras nada mais fazem do que praticar a agiotagem tão em moda nos dias de hoje levando milhões de pessoas à miséria.
A incrível capacidade criativa do sistema bancário inventou o chamado crédito consignado que pode ser entendido como aquele de retorno super garantido porquanto concedido especialmente sobre os salários dos aposentados e dos servidores públicos.
O desconto em folha, através de convênios, facilita a vida dos bancos que além da garantia do recebimento do crédito evitam dificuldades e transtornos administrativos.
O crédito consignado é uma armadilha. A pessoa para resolver dificuldades financeiras momentâneas, lança mão daquilo que à primeira vista se apresenta como solução para todos os seus problemas. Mas não é assim.
Banqueiro só visa lucro e não é padrinho de ninguém.
Além dos abusivos juros do empréstimo, estão embutidos neles uma vasta cadeia de taxas que tornam o custo final do empréstimo aviltante. A enganação está no fato de que o valor das prestações mensais dá ao menos avisado, a sensação de que aquela obrigação vai ser facilmente cumprida. Também não é assim.
É importante considerar que o tomador do não tem o mínimo cuidado de questionar o valor final do empréstimo e nem os documentos que assina entre eles aquele que dá aos bancos direito de contrair empréstimo em seu nome para cobrir eventual atraso das prestações.
Aqui mais um pegadinha, pois os bancos cobram nessas operações, feitas sem nenhum controle do cliente, juros de até 17% ao mês, o que vai impedir que você tenha controle de sua dívida. Às vezes acontece que em poucos meses o cliente está devendo três vezes mais do que o empréstimo contraído.
Armadilha igual com nomes diferentes é o chamado refinanciamento de empréstimo de prática estimulada pela maciça propaganda. Aqui, além de extorsivos os juros são calculados também de forma cumulada. Os bancos insistem em sustentar a tese de que há permissão legal para esse tipo de cobrança a despeito de ser ela rechaçada pela lei e pela jurisprudência, com pouquíssima divergência.
O cidadão deve tomar todo cuidado antes de procurar uma instituição financeira na busca de solução para as suas dificuldades financeiras. Também e muito menos, deve se valer o uso do cartão de crédito que nada mais é do que empréstimo, cujas facilidades conduzem sempre o tomador a situações de absoluta insolvência.
Quando o custo de dinheiro atinge pico impensável você pode submeter o contrato que você nunca leu, ao crivo do poder judiciário, buscando uma solução que torne possível o cumprimento da obrigação assumida, com a exclusão da parte de juros e taxas extorsivos.

Walter Matosinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário