Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 14 de agosto de 2011

Edição 126-Julho/2011
Artista Markin Pinta promove vernissage e exposição na Casa de Cultura

A Casa de Cultura Carmita Passos e o artista plástico Markin Pinta realizaram, no dia 25 de julho, a vernissage da exposição Vai Mais? Vo... Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento. A intervenção artística ocupou duas salas da Casa de Cultura, consistindo de uma máquina de vídeo game, um caixão cheio de guloseimas além de desenhos e projeção do artista.  No ano passado, a intervenção artística foi exposta na íntegra no asilo e no velório Municipal de Brumadinho.

Uma funerária, guloseimas diversas, técnica mista

O trabalho traz um pouco da trajetória do artista Markin Pinta, “unindo dois mundos diferentes, a diversão e a arte”. Segundo Markin, “a obra “Vai mais? Vo...” resgata valores que nos são apresentados durante toda nossa vida, e que, por algum motivo, às vezes nos distanciamos dos mesmos”. Questionado por nossa reportagem sobre o nome da obra, o artista nos explicou que sua obra tem muito a ver com vídeo game, brincadeira significativa em sua vida. As brincadeiras e as imagens digitais dos jogos eletrônicos (vídeo games) fazem parte de sua trajetória artística. Ele nos contou que quando tinha esse tipo de máquina de aluguel, enquanto a garotada jogava, ele pintava. E quando acabava o tempo de jogo de algum garoto, ele, Markin, sempre perguntava: “Vai mais?”, querendo saber se o garoto ia jogar mais. E a resposta, modo geral, era: “Vô!”.
Markin lembra que “as brincadeiras e os jogos possuem importantes funções na sociedade” e que “a principal delas é a forma lúdica”. ”Os jogos estimulam o conhecimento e as habilidades do indivíduo”, diz ele.

Inquietação

Markin é um artista inquieto. Ele conta que por toda sua vida sente essa inquietação sobre o mundo ao seu redor e que encontrou na arte a melhor maneira de se expressar. “Quebrar paradigma é um dos passos principais para absorver um conhecimento artístico, desenvolvendo habilidades, cultivando amizades e dividindo sabedoria”, terminou ele.
A exposição continua até agosto. A Casa de Cultura fica localizada à Praça Dr. Belford, 47, no Centro de Brumadinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário