Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 14 de agosto de 2011

Edição 126-Julho/2011
Vereadores aprovam “Ficha limpa” para Brumadinho
Lei atinge diretamente dois aliados “ficha-suja” do prefeito Nenen da Asa (PV)

A Câmara Municipal aprovou, no dia 14 de julho, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº1/2011. De autoria dos vereadores Marta de Deus Boaventura, a Marta da Maroto (PMDB), Jayme Wilson (PSDB), Itamar Franco (PSDB) e Lilian Paraguai (PT), o projeto recebeu os votos dos 4 e ainda de Adriano Brasil e Fernando Japão, do PV. O projeto pretende impedir que pessoas com “ficha suja” assumam cargos na administração do Município. A ideia é que os “fichas-suja”, ou seja, as pessoas consideradas inelegíveis nos termos da legislação federal (“Lei da Ficha Limpa”) não sejam nomeados ou designados para cargos na administração Municipal.
A vereadora Marta da Maroto lembra que lei similar já foi aprovada também para o estado de Minas Gerais. A proposta de emenda tem, segundo ela, “o objetivo de assegurar que os principais responsáveis pela condução administrativa do Município (...) sejam escolhidos entre cidadãos com comprovada ficha limpa perante a sociedade.”

Zezé do Picolé, Vanderlei Xodó, Toninho da Rifel e Nery Braga

Votaram contra o “ficha-limpa” os vereadores Vanderlei Xodó e Zezé do Picolé, ambos do PV. A aprovação da proposta atinge diretamente um político do partido deles, e aliado direto do prefeito Nenen da ASA (PV), Nery Braga (PV). Além de atingir outro aliado, Antônio Sérgio Vieira dos Santos, o Toninho das Rifel (PP). Os dois, enquadrados como “ficha-suja”, exercem cargos na Administração. O segundo, ligado às mineradoras, além de ser vice-prefeito, ocupa o cargo de Secretário de Meio Ambiente; o ex-prefeito Nery Braga é o atual Secretário de Ação Social. Antônio Sérgio Vieira dos Santos, ex-presidente da Câmara, teve seus direitos políticos cassados por improbidade administrativa no Legislativo Municipal em Brumadinho, recorreu e perdeu também no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (2ª instância). Nery Braga teve os direitos cassados a partir de rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário