Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 17 de setembro de 2011


Edição 127-Agosto/2011
Administração Nenen da ASA (PV) pressiona servidores a participarem do 7 de setembro

Uma “Comunicação Interna”, no mínimo absurda, foi veiculada na Prefeitura Municipal, mais precisamente na Secretaria de Educação. Através da “Comunicação Interna”, o Departamento de Administração e Recursos Humanos, através de Eliana Ieda Soares e do enfermeiro Leandro M. Oliveira, COREN-MG 25047, “convocaram” os servidores para se fazerem presentes no desfile das escolas municipais no feriado do dia 7 de setembro. Na abertura, estava previsto um discurso do prefeito Nenen da ASA (PV).
Segundo Eliana Ieda Soares, do Departamento de Administração e Recursos Humanos, e o enfermeiro Leandro Oliveira, que assinavam o comunicado, a solicitação era feita “a pedido do nosso Secretário de Saúde Junior Araújo Alves”, nome que vinha grifado. A própria “Comunicação Interna” para os coordenadores era c/c (“com cópia”) para o Secretário Municipal de Saúde.
No seu primeiro parágrafo, o comunicado solicitava, educadamente, “o maior número possível de colaboradores uniformizados, e a parte técnica com jaleco”. No entanto, no segundo parágrafo vinha a ameaça velada.

Ameaça e farra com dinheiro público

O segundo parágrafo da “Comunicação Interna”, tentava, num primeiro momento, convencer os servidores a abrirem mão de parte de seu feriado – feriado nacional – dizendo que “os colaboradores presentes terão um dia de folga”. Porém, como tratava-se de um feriado, como não teria cartão de ponto para ser batido ou livro de ponto para ser assinado, tratava-se de um promessa ilegal, de gastar o dinheiro público do IPTU e dos outros impostos, para ter o pedido da Administração aceito. Além disso, quem fosse ao desfile ficaria apenas algumas horas previstas para o desfile, e não poderiam receber “um dia de folga”, a não ser que a Prefeitura fosse pagar em dobro a simples presença dos “colaboradores” no desfile. Vale lembrar que a Secretaria possui em torno de 400 trabalhadores, o que custaria um bom dinheiro aos cofres públicos que até pouco tempo não comprava nem lençóis para o Hospital Municipal, conforme já noticiado neste jornal.  
A Comunicação Interna com ameaças veladas
Depois da promessa de usar dinheiro público para “devolver o favorzinho” aos “colaboradores”, a “Comunicação Interna” fazia o que pode ser entendido como uma ameaça sutil. A “Comunicação” dizia que quem fosse ao desfile, em que estava previsto um discurso do prefeito Nenen da ASA (PV), seria “bem lembrado pelo fato de ter comprometimento com a Secretaria Municipal de Saúde e estar à disposição da mesma”. Se quem fosse seria “bem lembrado”, os servidores que receberam o comunicado poderiam deduzir que quem não fosse também seria “bem lembrado”.

Nome e cargo exercido

A “Comunicação Interna”, datada de 31 de agosto, avisava que a lista “com os respectivos colaboradores que confirmarão presença no evento” seria recolhida numa reunião, no dia2/9, com a presença do Secretário Junior Araújo Alves.
De forma manuscrita, a “Comunicação Interna” ainda pedia para os trabalhadores assinarem no verso. E Eliana Ieda Soares, do Departamento de Administração e Recursos Humanos, e o enfermeiro Leandro Oliveira ainda comunicaram que deveria ser colocado “nome e cargo exercido”. Não pediram o número do título eleitoral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário