Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 17 de setembro de 2011


Edição 127-Agosto/2011
Editorial

de fato, 13 anos

Certa vez, o ex-prefeito Tunico da Bruma procurou o Sindicato dos Jornalistas para acusar o de fato de não ter “jornalista responsável”. O jornal contratou um “jornalista responsável”, mesmo tendo plena consciência do que estava – e está – garantido no art. 5 da Constituição Brasileira: “é livre a expressão do pensamento.”
Passado algum tempo, nosso jornalista começou a receber cartas anônimas – é, as famigeradas cartas anônimas! -, ameaçando-o, fazendo pressão e ele acabou desligando-se do jornal. Mas continuamos nosso trabalho, agora com novo jornalista.
No entanto, “fuçaram” a vida do novo jornalista, descobriram seu endereço, sua vida, seu telefone. E telefonaram – famigerado telefonema anônimo -, dizendo-lhe que era melhor não trabalhar para o de fato, que ele tinha esposa e filho, etc etc. E lá se foi mais um, sob pressão, ameaçado. Mas continuamos nosso trabalho.
Novo jornalista, novos ataques. Processo na Justiça contra o jornalista e o Editor, absolvição do jornalista e de seu editor. Novo processo contra o Editor – agora movido pelo ex-presidente da Câmara, Zezé do Picolé – e nova absolvição. E o trabalho continua, publicando o que deve ser publicado, “acrescentando algo na vida do leitor”, sejam piadas, sejam as colunas sociais, sejam acontecimentos da cidade, sejam denúncias de roubo e desvios do dinheiro público.
Artigo em jornal concorrente, acusando o Editor de coisas impublicáveis. Agora somos nós a ir ao Tribunal, nos defendermos, e a Justiça foi feita. E o trabalho continuou, divulgando nossos artistas e nossos grupos culturais, promovendo o debate através de opiniões de articulistas, promovendo concurso de fotografias para registrar as belezas de nosso município.
Telefonemas para anunciante, pressionando para que ele não anunciasse no jornal. Novos anunciantes, anunciantes que mantém uma parceria longa e a vida segue. Mesmo que, no caminho, apareçam algumas pedras, o trabalho continua, promovendo concursos de poesias, abrindo espaço para os brumadinenses criarem, liberarem seus sentimentos, beberem das palavras, essa nossa amiga, essa que nos possibilita fazer algo para um mundo e uma cidade melhor para todos. Mas... para todos mesmo, não apenas para uma ou duas famílias!
E quando o jornal revela para a população essa ou aquela notícia - devidamente comprovada em documentos oficiais – esse ou aquele se altera, perde as estribeiras, não mede as consequências e ataca, como aconteceu depois da edição nº125, quando tentaram impedir a distribuição do de fato.
E eles não param! Novo processo contra o jornal, agora movido pelo prefeito Nenen da ASA (PV). Mas a Justiça está atenta! Graças a Deus, e ao trabalho de muitos, o País não é uma ditadura. E Brumadinho não é o Líbano, nem a Síria, nem a China, onde a liberdade de imprensa é atacada dia e noite.  Aqui, “a publicidade aos fatos é direito assegurado por lei”, como bem registrou a Justiça na sentença que, mais uma vez, absolveu o jornal e seu Editor. Aqui, “o Estado, inclusive o Judiciário – não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as ideias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação social”, garante o Supremo Tribunal, nas palavras do Min. Celso de Mello.
E a vida vai continuar! E o de fato vai continuar fazendo seu trabalho, mesmo diante das ameaças de que o jornal e seu editor serão processados “todos os meses daqui pra frente.
E vamos continuar porque acreditamos que o jornal colabora para uma cidade melhor, mais democrática, mais justa, mais bela, mais poética, mais sabedora de seus direitos e deveres.  E porque assim pensam nossos leitores: enquete promovida pelo blog do jornal, que recebeu 115 votos, dá conta de que 73% dos leitores consideram que o jornal de fato “contribui para a melhoria política e cultural de Brumadinho”, contra apenas 21% que acreditam que não contribui.
Reinaldo Fernandes - Editor
Assim, dispostos a continuar contribuindo para a vida do Município, entramos no nosso 14º ano de circulação ininterrupta. E, é claro, temos algo a dizer aos nossos anunciantes e leitores:
OBRIGADO! MUITO OBRIGADO POR NOS ACOMPANHAREM NESSES 13 ANOS DE VIDA! E VIVA BRUMADINHO! E VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA!   

Um comentário:

  1. É isso aí Rei! O que ainda me faz acreditar que nem tudo está perdido, são pensadores,pessoas ousadas e limpas de caráter como vc!!!
    Tenho orgulho de ter tido vc como professor!!

    Conte com o que precisar!!

    " Covardes são os que ameaçam os corajosos que não têm medo de serem ameaçados por simplesmente dizerem a verdade."
    Rebeca Rezende

    ResponderExcluir