Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Edição 127-Agosto/2011
Agentes Comunitários de Saúde participam de palestras da Ferrous

No último dia 16 de setembro, os agentes comunitários de saúde de Brumadinho participantes do Programa Conviver, promovido pela Ferrous, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, assistiram a um ciclo de palestras sobre saúde e mineração.
A programação contou com duas palestras: ‘Mineração, Desenvolvimento Sustentável e a Saúde Humana’, que foi ministrada pela engenheira de minas Maria José Salum, e ‘Estratégia de Saúde da Família e a atividade minerária: a importância do ACS na promoção da saúde da população’, ministrada pela psicóloga Renata de Figueiredo e Silva. Ao final, aconteceu uma mesa redonda para discutir as interfaces entre as questões levantadas pelas especialistas e os temas abordados pelos agentes em seus projetos de pesquisa.
A engenheira Maria José Salum possui larga experiência como professora da UFMG e pesquisadora nas áreas relacionadas a beneficiamento de minérios, desenvolvimento sustentável da mineração, meio ambiente, desenvolvimento de arranjos produtivos locais e educação em engenharia. A psicóloga Renata de Figueiredo dedica-se à articulação entre as áreas de assistência e vigilância em saúde pública e trabalha com gestão de pessoas e planejamento no setor de saúde.

Programa Conviver – objetivos

O Programa Conviver com os Agentes Comunitários de Saúde tem como objetivo, segundo a Ferrous, “orientar os agentes para que eles conheçam melhor a realidade onde vivem e atuam, num processo de aprendizagem aliado ao crescimento pessoal e profissional.” Por meio de estudos propostos pelos próprios agentes e orientados por consultoria especializada, o grupo está aprimorando o conhecimento que possui sobre questões com as quais lida cotidianamente, por exemplo, os efeitos da mineração na saúde da comunidade local.
Participam do Conviver agentes comunitários de saúde das comunidades de Tejuco, Parque da Cachoeira e Piedade do Paraopeba; e dos bairros Jota, Santa Efigênia, Progresso e Planalto. Os temas dos projetos de pesquisa são: Licenciamento ambiental, mineração e saúde (PSF Piedade do Paraopeba); Saneamento básico e saúde (PSF Parque da Cachoeira); Mineração, poeira e saúde (PSF Tejuco); Mineração e saúde (PSF Planalto); Mineração e saúde - câncer (PSF Planalto); A imagem do ACS (na comunidade e no PSF) (PSF Progresso); A poeira e seus possíveis impactos à saúde dos trabalhadores da mina Esperança (PSF Santa Efigênia); O uso da água na mineração e seus impactos à saúde da comunidade (PSF Jota).

Processo de pesquisa

O processo de pesquisa proposto é composto de três etapas. A primeira etapa é a de pesquisa bibliográfica, que consiste no estudo de textos relacionados aos temas de pesquisa e no ciclo de palestras. A etapa seguinte é a de pesquisa de campo, quando os agentes farão entrevistas com especialistas, aplicarão questionários junto à comunidade e farão visita à mina. Por fim, a última etapa é de a redação de textos que consolidarão todas as informações e conhecimento construídos e que irão compor uma revista, a ser lançada ao final do Programa.
As informações são de Janine Horta, da assessoria de comunicação da Ferrous.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário