Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Edição 129-Outubro/2011
Portadores de Necessidades Especiais promovem encontro

Portadores de Necessidades Especiais promoveram, no último dia 22 de outubro, seu 1º encontro. O evento, apresentado pelo Secretário de Ação Social, Nery Braga, aconteceu na Câmara Municipal, de 14 às 17 e 30 horas e contou com palestras, apresentações culturais e distribuição de materiais de divulgação. Participaram em torno de 35 pessoas, entre os quais funcionários da Câmara e seu presidente, Leônidas Maciel e o vereador Fernando Japão.
Luciano Rezende, da Clínica Escola da Faculdade Pitágoras de Betim, trouxe um grupo de alunos dos 7º e 8º períodos do curso de Fisioterapia, e, junto com eles, apresentou palestra sobre cuidados com os portadores de necessidades especiais. Importância da fisioterapia nos tratamentos de acidente vascular encefálico (AVE), tratamento da esclerose múltipla, lesões medulares entre outros foram assuntos tratados pela equipe.
O jornalista Valdir de Castro de Oliveira proferiu palestra sobre os portadores e a comunicação, lembrando o trabalho desenvolvido pelo jornal que edita, o Tribuna da ASMAP .
O professor Luciano Rezende lembrou aos presentes a importância de os portadores de necessidades especais fazerem o que gostam, lembrando que, mesmo com limitações, a vida continua e a prática de esportes, dança, trabalho, namoro são coisas que eles precisam fazer e falou das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área.
Ivair Ribeiro, do CEP, falou sobre o trabalho de inclusão da entidade que preside. 
O grupo “Sorriso Negro”, da comunidade quilombola de Marinhos, fez duas apresentações de dança, ao som de tambor, encantando os presentes.

Proposta alcançada

Falando ao de fato, João Lourenço, Presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Brumadinho, disse que achou o encontro muito bom. Segundo ele, a proposta era “divulgar a necessidade de fazer eventos para pessoas com limitações e abrir espaço para todas as pessoas portadoras de deficiências saibam onde procurar para ter assistência em suas necessidades”. Um dos locais é a Clínica Escola da Faculdade Pitágoras de Betim, que atende na Av. Juscelino Kubistchek, Centro, telefone 2101-9037.
João Lourenço, organizador do evento
Perguntado sobre a Associação, João Lourenço disse que o estatuto foi finalizado e que faltava uma reunião para organizar a prestação de serviços, como promoção de eventos para arrecadar fundos para ajudar aos portadores de necessidades especiais. “O portador de deficiência precisa das coisas para ontem”, finalizou João Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário