Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Edição 130-Novembro/2011
Fabinho, presidente do PC do B, fala ao de fato

Dia 7 de outubro foi o prazo final para os partidos que quisessem disputar as eleições em 2012 se organizassem. Essa era a data para as filiações de quem queria ser candidato a vereador ou a prefeito no próximo ano. Muitos partidos de aluguel – para não dizer “à venda” – foram organizados, a fim de oferecer vagas a candidatos a vereadores e negociarem apoios a candidatos a prefeito. Mas houve também organização de partidos com tradição, como é o caso do Partido Comunista do Brasil, o PC do B. Abaixo, entrevista concedida ao de fato pelo presidente do Partido em Brumadinho, Fabio Lucio do Carmo, o Fabinho, de Campinho.

de fato:  Qual o objetivo do PC do B em Brumadinho?
Fabinho: Consolidar o que já foi esboçado, ser um partido descentralizado e que não tenha uma concentração de decisões numa determinada área geográfica, e assim possa ser uma alternativa de participação popular mais ampla; satisfazendo a expectativa política dos cidadãos da área urbana, rural e condomínios; independente da ocupação, classe social ou crença.
de fato:  Qual será o posicionamento do Partido nas eleições municipais de 2012?
Fabinho: Decidimos, por questão de amadurecimento, não lançar candidato próprio ao cargo de Prefeito. Temos em nosso quadro de filiados várias pessoas em condições de disputar e exercer bem a função de Vereador. Vamos fazer uma conjugação de nomes para formar uma legenda de votos que possibilite a eleição de 1 ou 2 candidatos do partido. Estamos também participando, promovendo e convocando reuniões com diversas lideranças políticas em Brumadinho, a fim de fazermos possíveis alianças.

de fato:  Há uma proximidade entre o PC do B e PT, especialmente no governo federal, onde o PC do B ocupa até um ministério. E aqui em Brumadinho?
Fabinho: Estamos alinhados ao PCdoB Nacional e Estadual e aqui em Brumadinho temos uma posição de autonomia, mas que deve ter coerência com o partido. O PT de Brumadinho tem um histórico de lutas, conquistas e exemplos de conduta e posturas que agradam aos militantes do PCdoB.

de fato:  O PC do B quer se constituir em um partido de lutas, envolvido nas questões sociais do Município ou é um partido mais eleitoral, com objetivos apenas eleitorais (eleição de filiados a cargos públicos)?
Fabinho: Se fosse esta a direção estaríamos traindo a nossa ideologia partidária e frustrando as expectativas dos filiados que acreditam que é possível e necessário se fazer política sem conchavos, troca de favores, ameaças e coações. Estamos planejando um maior engajamento dos filiados em associações comunitárias, esportivas e culturais e cuidando da parte de formação política dos mesmos. Quanto à participação em uma administração pública, faremos questão de tê-la, quando entendermos que podemos fazer diferença em benefício do cidadão, indicando pra isso pessoas de caráter essencialmente técnico.

de fato:  Quais os próximos passos do partido aqui em Brumadinho?
Fabinho: Passos de equilíbrio, dosando ousadia com responsabilidade, mas passos firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário