Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Edição 130-Novembro/2011
Opinião: Margarida
“Dê a Cesar o que é de Cesar: A DEUS o que é de DEUS.” Questão de Justiça!
Após um período de descanso com meus filhos em Santiago do Chile venho atender a todos e todas que têm nos procurado para pedir esclarecimentos, informações, opinião de como as coisas, funcionam e acontecem na Administração Pública. Fizemos a coluna de hoje com a linguagem simples e facilitadora de entendimento. Primeiramente esclarecendo sempre que a nossa Opinião, a nossa manifestação, a nossa expressão é fundamentada na realidade técnica dos fatos e da estrutura Pública que é normatizada e dentro das Leis, obedecendo, portanto os princípios da Universalidade, Equidade, Integralidade.
_1- A ARRECADAÇÃO, Receita, verbas, renda, dinheiro que entram ou constituem o Orçamento é feita com os percentuais de impostos tributados pelo Governo a favor do Município, obedecendo aos critérios estabelecidos para tal, Por exemplo, Brumadinho é Município Minerador, O Minério gera impostos que são recolhidos aos cofres públicos e por ser produtor de minério Brumadinho já tem por Lei a quota que lhe cabe pertence e recebe os valores que lhes cabe de fato e de direito. Não há erro.
2- Tudo que nós povo, gente pessoa, consumimos também pagamos impostos, são chamados na minha ótica contribuição de cidadania, é REPASSADA AO MUNICÍPIO CRITERIOSAMENTE, sem ERRO.
3- Existe uma grade de realizações a serem executas pelo GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL, que contemplam os MUNICÍPIOS- cidades- Tudo Obedecendo os Critérios específicos e dentro da Constituição Nacional NO CASO DA SAÚDE É O SUS – QUE QUER DIZER; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, IGUAL PARA TODOS, porque é considerada a saúde de substancial valor pela vida do Povo. São previstas essas criações de, por exemplo, UPA _ QUE SIGNIFICA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. Isso quer dizer que são prestadoras dos primeiros socorros ao cidadão que estiver precisando. NÃO É HOSPITAL MUNICIPAL.
São Unidades descentralizadoras do atendimento e passam a ser centralizadoras regionais. Assim será também a UPA BRUMADINHO, com toda certeza estará centralizando o atendimento a cidadãos de outros lugares, cidades obedecendo aos critérios de zoneamento.
4- Da mesma forma existem as verbas para saneamento e urbanismo- Urbanização segundo o dicionário do Aurélio é ato ou efeito de urbanizar-b - Conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura (ex. água, esgoto, eletricidade ou de serviços de transporte, de educação. etc                                                                                   
  5- O asfaltamento de vias públicas também está incluído nas áreas próprias e dentro de critérios específicos.                                                                                                         
  6- As licitações para atendimento do progresso também devem estar dentro das normas legais e serem observados quesitos de concorrência de forma que não se lese o erário público e tudo seja tratado dentro de sigilo absoluto para que se possa haver lisura nas ações de convocação, transcorrência e promulgação dos vencedores sem canalizações.
_O IPTU, nem é bom lembrar porque foi uma fórmula encontrada de se cobrar mais imposto não previsto, porque a atual administração tornou carro chefe de sua campanha à isenção do IPTU. Com essa arrecadação fora de série que Brumadinho tem, realmente se comprova o descumprimento da promessa de campanha além do esmagamento do compromisso público, penalizando a população com aumentos fora da realidade econômica- financeira de vida dos brumadinenses. Não dá para esquecer!
_Senhor Secretário de Finanças, segundo o senhor me disse, a arrecadação era na legislação passada de 50 a 54 milhões de reais e ultrapassa hoje três vezes mais esse valor fazendo-o estar orgulhoso e a Administração também. Hoje continuo afirmando que fico feliz porque o que sai do Povo deve retornar em benefícios para o mesmo. Tem-se muito, muito tem que se fazer. O que equivale a grandes e profícuas obras, permanentes.  Mas, mais feliz quando vir o povo sendo atendido nas suas necessidades. Brumadinho progredindo em todas as áreas e deixando esse ranço político de cidade pequena no passado. A juventude sendo embasada para grandes homens e mulheres no futuro próximo não só com shows e O POVO EM PRIMEIRO LUGAR, orgulhoso de seus Governos Municipais com o título de o Melhor da Região Metropolitana. Merecemos mudar e ter mudança da mesmice. Deveria ser assim. Precisa ser assim. As Perguntas que mais se ouvem da boca do Povo: Brumadinho vai ter UPA ou Hospital Municipal, e os recursos de onde vem? Pra onde vão? E o Problema das enchentes até hoje nada foi feito e a população que sofre com as cheias não recebeu em esclarecimento e amparo. Tivemos uma representação teatral de funcionária da Prefeitura (defesa civil) alegando não poder apresentar dados estatísticos e de providências, porque foram perdidos num pique de energia no computador. Dizendo-se ofendida com as perguntas e risos se retirou do microfone, na época da presidência do Vereador José Figueiredo. E a Câmara o que fez e o que faz? Dêem a resposta. Ninguém erra essa. Portanto deve haver uma mobilização do Povo para se conhecer e preservar os direitos e deveres de cidadania porque todo dinheiro sai do bolso do trabalhador, seja ele rico ou pobre. Contribuintes que pagam seus impostos em dia merecem ser informados corretamente sobre os atos públicos. É sinal de respeito, justiça  e participação.
LAÇOS DE ATENÇÃO.
_Que a nossa população possa ter um 2012 de Paz, Fé e muita Saúde e que o Governo Municipal proporcione um crescimento Humano com Trabalho, justiça e qualidade de Vida proporcionalmente a Arrecadação do Município de Brumadinho, gerando o progresso e a felicidade de forma homogênea a todos os munícipes e quadrantes desta terra abençoada por Deus. Grandes feitos para nós, Povo de Brumadinho. Que a área da Saúde possa proporcionar um pronto atendimento aos doentes, que não haja tanta espera por exames complementares e cirurgias necessárias. (Há mais de dois meses uma senhora aguardava com dor intensa e sangramento esporádico, cirurgia de útero que saiu; desumano não?) Que o trânsito tenha maior fluidez e isso só será alcançado com semáforos, na Praça da Bandeira é indispensável, evitando preferências erradas e avanços equivocados. _ Abraço apertado de aniversário A Dona Joana Murta. Ao Dr. José Ernesto, Tonico Brandão, Fatinha e Bino, Amilton Rodrigues, a Leda de Paula, que conhece o melhor tempero. Abraço especialíssimo de 26 anos de casamento a Maria Augusta e Maurílio. De ternura à família Machado e a Ângela Viriato. De grande alegria e felicidade ao Raphael meu Sobrinho e a sua Juliana, pelo nascimento da princesinha em 22/11/2011. As Famílias Souza Oliveira e Mello Silva Batem palmas!!! Deus seja louvado e esteja conosco sempre!
_ De pesar à Família Friche pelo falecimento da nossa querida Dona Helena (Lenita).
A Todos os leitores de minha coluna, agradecimento sincero por durante esses três (3) anos (12/208 a 12/2011) no De Fato consagrarem-me sua atenção e o Primeiro Lugar entre todas as escritas de Brumadinho. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário