Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de janeiro de 2012


Edição 131-Dezembro/2011
Dicas para uma alimentação equilibrada
Por Aline Maciel Leal *

A correria para cumprir metas cada vez mais exigentes de trabalho ou de estudo e ter uma vida social, faz com que as pessoas tenham pouco tempo para dedicar-se à alimentação. Com isso, a preocupação com uma boa alimentação e com uma boa refeição está sendo deixada de lado. A compra de alimentos com praticidade de preparo e procura por lugares que ofereçam lanches rápidos está a cada dia maior. Muitas vezes esses alimentos rápidos são pobres nutricionalmente, ou seja, não têm todos os nutrientes necessários a uma pessoa.  
Uma alimentação de má qualidade pode provocar carências nutricionais que, por sua vez, provocarão problemas de saúde com: queda de cabelos, irritabilidade, depressão, anemias, problemas dentários, perda ou excesso de peso, problemas cardiovasculares, diabetes, pressão alta, perda de disposição e inúmeros outros problemas de saúde.
Uma alimentação saudável deve ser uma das prioridades em qualquer fase da vida. Para as crianças e adolescentes, o rendimento escolar está diretamente ligado à alimentação. Se uma criança não ingere todos os nutrientes necessários, ela pode ficar mais susceptível a infecções e pode ter atraso de crescimento. Uma correta alimentação nessa fase pode potencializar o seu desenvolvimento físico e cognitivo.
Para os adultos, uma  alimentação equilibrada dá disposição para aguentar a correria diária, diminui o estresse, a ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e prevenir muitas doenças. Uma correta alimentação pode também: promover melhora no rendimento de esportistas, contribuir para uma gestação plena e saudável, ajudar a lidar com as alterações naturais do envelhecimento e acrescentar vida aos anos vividos.
Podemos concluir que o simples ato de comer é uma ferramenta poderosa na promoção  da saúde.
Acompanhe nas próximas edições dicas de como ter uma alimentação equilibrada.

* Aline Maciel Leal é graduanda em Nutrição pela PUC-MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário